Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Usando a tendência para diminuir o risco da operação

16 nov 2011 às 09:46
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quando vamos operar na bolsa de valores, sempre buscamos formas e mais formas para diminuir o risco de nossa operação. A diminuição do risco pode ser feita de diversas maneiras, como por exemplo, fazendo lançamento coberto de opções em nossa carteira de ações, posicionando stops nos locais apropriados baseados na análise gráfica, fazer realização parcial de lucro enquanto a ação não chega no nosso objetivo, entre outras diversas formas de proteção que existem por aí, tanto usadas no curto prazo, quanto no longo prazo.

Hoje vamos falar sobre uma forma muito eficiente que diminui muito o risco de nossa operação. Ao realizarmos um trade a primeira coisa que devemos fazer é analisar a tendência principal do ativo, para assim depois vermos se nossa operação será para ganhar na alta, ou na baixa. Quando uma ação está em tendência de alta, temos muito mais chances de realizar trades comprados e obter lucro, pois o movimento principal será de alta, isso quer dizer que ele poderá ultrapassar resistências e respeitar melhor os suportes, embora em uma tendência de alta, também é possível que tenhamos prejuízos na parte comprada, por isso é muito importante observar suportes e resistências, e tomar cuidado pra não comprar uma ação em um topo, mesmo a tendência sendo de alta. Veja um exemplo no gráfico abaixo:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


http://www.aprendaainvestirnabolsa.com/wp-content/uploads/2011/11/tendencia_alta.png

Leia mais:

Imagem de destaque

Quais os riscos da venda descoberta de opções?

Imagem de destaque

Taxas ruins para venda coberta no mercado de opções

Imagem de destaque

Independência financeira na bolsa de valores

Imagem de destaque

O que é rolagem?

Assim como é possível comprar ações e ganhar se o mercado estiver em tendência de baixa. A tendência, não significa que ela vai continuar caindo ou subindo pra sempre, a tendência é o movimento predominante na ação. Podemos usá-la para diminuir muito nossos riscos, se PETR4 por exemplo está agora em tendência de alta, vou planejar comprá-la sim, mas não a qualquer preço, vou olhar o gráfico e ver se não estou comprando na máxima do dia, ou na máxima da semana, porque mesmo estando em tendência de alta, podem ocorrer realizações e até mesmo reversão de tendência e daí vir demorar a recuperar os preços.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade