Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Beneficios do Pilates

26 nov 2009 às 18:50
Continua depois da publicidade

O Método Pilates é um sistema de condicionamento físico, desenvolvido no início do século 20 por Joseph Pilates, que consiste em um programa de exercícios que foca os músculos essenciais para a postura, os quais ajudam a manter o corpo equilibrado e são primordiais para sustentar a coluna.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Ao invés de fazer muitas repetições de cada exercício, Pilates preferia menor quantidade de movimentos, só que mais precisos. Ele desenvolveu mais de 500 exercícios específicos. Pilates acreditava que a saúde física e mental eram essenciais uma para a outra e criou o que sustenta ser um método de condicionamento total do corpo que enfatiza o equilíbrio, concentração, controle, precisão e movimentos fluidos, os quais resultam em mais flexibilidade, força, tônus muscular, consciência corporal, energia e concentração. Pilates também elaborou cinco aparelhos principais que geralmente que ele pregava que deveriam ser usados para melhores resultados.

Continua depois da publicidade


Nas aulas, praticantes de Pilates usavam o próprio corpo como peso no treinamento para desenvolver força e flexibilidade. O foco do Pilates em fortalecer músculos posturais e a consciência postural são especialmente indicados para alívio e prevenção da dor nas costas. Pesquisas e teorias no aprendizado motor, biomecânica e fisiologia ajudam a dar suporte ao fenômeno experimentado por muitos praticantes de Pilates.


Pilates, falecido em 1967, treinou muitos dançarinos e atletas profissionais e hoje em dia seu método é uma modalidade de condicionamento físico bastante popular com muitos artistas atribuindo sua boa forma à sua prática. Em anos recentes, o método Pilates tem sido objeto de vários estudos e está ganhando aceitação entre profissionais médicos até em condições antes contra-indicadas como gravidez.

Continua depois da publicidade


O método Pilates foi desenvolvido para o condicionamento completo do corpo. Talvez, para um iniciante, ele não dê treinamento cardiovascular suficiente. Porém, uma vez dominado, Pilates treina força, tônus e realinha o corpo.



Benefícios do Pilates:


- Melhora da postura;
- Melhora do controle motor;
- Aumento da conscientização corporal;
- Aumento da força muscular;
- Aumento da flexibilidade
- Melhora do equilíbrio;
- Prevenção de lesões ósteo-musculares;
- Aumento do controle respiratório.

Movimente-se!


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade