Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Beneficios do Pilates

26 nov 2009 às 18:50
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Método Pilates é um sistema de condicionamento físico, desenvolvido no início do século 20 por Joseph Pilates, que consiste em um programa de exercícios que foca os músculos essenciais para a postura, os quais ajudam a manter o corpo equilibrado e são primordiais para sustentar a coluna.

Ao invés de fazer muitas repetições de cada exercício, Pilates preferia menor quantidade de movimentos, só que mais precisos. Ele desenvolveu mais de 500 exercícios específicos. Pilates acreditava que a saúde física e mental eram essenciais uma para a outra e criou o que sustenta ser um método de condicionamento total do corpo que enfatiza o equilíbrio, concentração, controle, precisão e movimentos fluidos, os quais resultam em mais flexibilidade, força, tônus muscular, consciência corporal, energia e concentração. Pilates também elaborou cinco aparelhos principais que geralmente que ele pregava que deveriam ser usados para melhores resultados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nas aulas, praticantes de Pilates usavam o próprio corpo como peso no treinamento para desenvolver força e flexibilidade. O foco do Pilates em fortalecer músculos posturais e a consciência postural são especialmente indicados para alívio e prevenção da dor nas costas. Pesquisas e teorias no aprendizado motor, biomecânica e fisiologia ajudam a dar suporte ao fenômeno experimentado por muitos praticantes de Pilates.

Leia mais:

Imagem de destaque

Atividade física como tratamento para hipertensão.

Imagem de destaque

Benefícios da atividade física para o diabético tipo II

Imagem de destaque

Comer gasta calorias, e comer bem gasta mais ainda...

Imagem de destaque

Não corra com fome!


Pilates, falecido em 1967, treinou muitos dançarinos e atletas profissionais e hoje em dia seu método é uma modalidade de condicionamento físico bastante popular com muitos artistas atribuindo sua boa forma à sua prática. Em anos recentes, o método Pilates tem sido objeto de vários estudos e está ganhando aceitação entre profissionais médicos até em condições antes contra-indicadas como gravidez.

Publicidade


O método Pilates foi desenvolvido para o condicionamento completo do corpo. Talvez, para um iniciante, ele não dê treinamento cardiovascular suficiente. Porém, uma vez dominado, Pilates treina força, tônus e realinha o corpo.



Benefícios do Pilates:


- Melhora da postura;
- Melhora do controle motor;
- Aumento da conscientização corporal;
- Aumento da força muscular;
- Aumento da flexibilidade
- Melhora do equilíbrio;
- Prevenção de lesões ósteo-musculares;
- Aumento do controle respiratório.

Movimente-se!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade