Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Importância da avaliação física

07 ago 2009 às 21:18
Muitas pessoas acham que é só calçar um tênis e sair correndo... Ou jogar bola todos os domingos significa ser ativo fisicamente... Não é bem assim! -
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muitas pessoas acham que é só calçar um tênis e sair correndo... Ou jogar bola todos os domingos significa ser ativo fisicamente... Não é bem assim!


É fundamental estabelecer metas e estratégias para melhorar a capacidade física, seja ele o condicionamento físico, melhoria da flexibilidade, aumento da força ou até mesmo para o emagrecimento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


E isso só é possível através da avaliação física, feita por profissional habilitado. A avaliação física consiste basicamente em uma anamnese (questionário sobre o histórico médico, histórico familiar, nível de atividade física, informações pessoais, entre outros), medidas antropométricas (medidas e composição corporal), verificação do VO2 máximo (capacidade cardio-respiratória), nível de força muscular, flexibilidade e avaliação postural.

Leia mais:

Imagem de destaque

Beneficios do Pilates

Imagem de destaque

Atividade física como tratamento para hipertensão.

Imagem de destaque

Benefícios da atividade física para o diabético tipo II

Imagem de destaque

Comer gasta calorias, e comer bem gasta mais ainda...


Existem também os testes laboratoriais, amplamente utilizados por atletas profissionais que desejam melhorar a performance, mas quase não aplicados para a atividade física relacionada à saúde devido ao alto custo.

Publicidade


A avaliação médica é recomendada, mas não obrigatória. Normalmente é solicitada quando a avaliação física demonstrar essa necessidade, é o caso dos idosos, cardiopatas, pacientes em fase de reabilitação, pessoas com graves problemas posturais, entre outros.


É com o resultado desta avaliação física que o profissional de educação física poderá prescrever atividades com segurança, ergonomia e capaz de alcançar as metas traçadas inicialmente.

Procure um profissional de educação física e Movimente-se!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade