Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

DELEGADO COM PAPEL DE JUIZ... ISSO PODE DAR CERTO?

15 ago 2009 às 15:59
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), pode até ser bem intencionado mas, por outro lado, também pode ter o efeito de uma verdadeira catástrofe para a segurança pública. De autoria do deputado Regis de Oliveira (PSC-SP), o projeto de lei 5.117/09 prevê que os deputados passem a ter o mesmo papel desempenhado pelos juízes de Juizados Especiais em casos relacionados a crimes com pena máxima de até 2 anos de reclusão, classificados como de "menor potencial ofensivo". Incluem-se ai lesões corporais, abandono de recém-nascido, maus tratos, ameaças, exercício ilegal da medicina, odontologia ou da ciência farmacêutica, entre outros... Vê-se, com esses exemplos, que não são crimes tão leves assim.
O nobre deputado argumenta que: "Com a mudança, mesmo que haja flagrante, o registro do Boletim de Ocorrência fica a critério do delegado. Se ele conseguir estabelecer um acordo entre as partes, pode dispensar o flagrante e não registrar B.O., apenas um termo circunstanciado. Depois, é só encaminhar a um juiz para homologação". Ele aposta que a idéia pode acelerar o trâmite judicial, diminuir o número de processos e, portanto, conferir mais eficiência à Justiça.
Mas, a que se lembrar na corrupção que corrói os quadros policiais de norte a sul no país. O risco é o policial, ao fazer um flagrante relacionado à estes crimes, forçar um acordo imediato para nem levar o autor à delegacia. Mesmo se levar, o autor do crime corre ainda o risco de ser achacado por delegados criminosos para que pague pelo "benefício" de ir embora mais cedo para casa.
Portanto, é preciso cautela, além, é claro, de um debate amplo com a sociedade.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade