20/10/20
PUBLICIDADE
Thiago Caversan Antunes
Thiago Caversan Antunes
09/04/2015 - 11:30
Imprimir Comunicar erro mais opções
Olá, pessoal!
Tudo bem?
Há grandes discussões sobre a origem e sobre a forma "certa" de se preparar panquecas.
Em muitos países, elas são preparadas com uma massa adocicada e mais grossa.
Eu, desde que me conheço por gente, gosto muito das panquecas com massa fininha e salgada, recheadas generosamente e servidas com molho.
A receita de massa que nós sugerimos hoje, portanto, é ideal para essa panqueca menos "massuda", e que pode ser utilizada com os recheios e molhos que a sua imaginação sugerir.
Hoje, nós vamos ver como fazer as tradicionais panquecas de carne com molho vermelho e queijo - mas também são deliciosas as panquecas recheadas com frango e espinafre, por exemplo, e complementadas com molho branco.
Vamos lá!

Ingredientes:

Massa:
1 copo de leite
1 copo de farinha de trigo
1/2 copo de água
2 ovos
1 colher (sopa) de azeite
1 pitada de sal

Recheio:
500g de carne moída magra
1/2 cebola picadinha
sal temperado
azeite
catupiry

Molho:
1 sachê de molho de tomate
1 tablete de caldo de carne picadinho
1/2 cebola picadinha
sal temperado
azeite
mussarela

Modo de Fazer:

Vamos começar pelo recheio.
Aqueça uma panela, em fogo alto; adicione um fio de azeite e coloque a cebola para refogar.
Quando a cebola estiver ficando transparente (antes de ficar muito dourada), adicione a carne, e vá mexendo sempre, para que ela não fique empelotada. Quando a carne já não estiver mais vermelha, adicione sal a gosto. Continue mexendo sempre, até a carne ficar bem refogada. Apague o fogo e reserve.




Em seguida, aprontemos a massa.
Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador, até ficar uniforme.
Aqueça uma frigideira antiaderente, em fogo baixo, até estabilizar a temperatura. Adicione uma pequena porção da mistura da massa, e mexa (rapidamente) a frigideira, em movimentos circulares, para distribuir uniformemente. Deixe no fogo até a panqueca estar desgrudando da frigideira (você pode verificar, delicadamente, com uma espátula). Vire e deixe apenas para dourar do outro lado. Tire do fogo e vá reservando em um prato.




E depois, deixemos o molho pronto.
Aqueça um fio de azeite, e coloque a cebola para refogar.
Quando a cebola estiver dourada, adicione o molho de tomate e o caldo de carne picadinho (você também pode dissolvê-lo em um pouquinho de água quente, para facilitar), e vá mexendo. Quando o molho borbulhar e o caldo de carne estiver dissolvido, apague o fogo e reserve.




A seguir, vamos à montagem.
Coloque as panquecas, uma a uma, em outro prato, para recheá-las. Adicione três colheres de sopa da carne refogada, cubra com um fio generoso de catupiry, enrole a panqueca e coloque em um refratário. Repita a operação com todas as massas. Por fim, cubra tudo com o molho (usando uma colher para distribui-lo uniformemente) e finalize com a mussarela.





Leve ao forno pré-aquecido, em fogo médio-baixo, por aproximadamente 20 minutos, até o queijo ficar bem derretido. Está pronto!



É um prato barato, que não exige lá uma técnica muito complicada, e que fica muito gostoso!
É bem verdade que o preparo todo envolve um certo tempo, mas o resultado é bem compensador!
Você pode economizar parte desse tempo, usando massas prontas, especiais para panquecas, que são atualmente vendidas nos supermercados (mas também será menos divertido, pode apostar).
Nós servimos essas panquecas acompanhadas de batata palha (e você também pode servir arroz branco, para complementar), e abrimos um bom malbec argentino para completar o banquete. Tudo delicioso!


É isso aí, pessoal!
Como sempre, estão todos convidados a participar.
Também convidamos todos a curtir nossa fanpage, para ficar sempre a par das novidades que trazemos para cá, e de outras notícias e promoções que compartilhamos apenas por lá mesmo.
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"
COMENTÁRIOS
Caetana
Eu fiz e mesmo tirando o caldo de carne, que não gosto, ficou divina!Parabéns pelo blog, essas fotos com o passo a passo do cozimento são um diferencial e ajudam bastante!
- 22/05/17 08:41:06
COMENTE ESTE POST

 Caracteres restantes : 2000
Thiago Caversan Antunes
 
Paulista radicado em Londrina desde o ano 2000. Graduado em Direito, especialista em Direito Civil e Processo Civil e mestre em Direito Negocial. Professor universitário e advogado. Autor de diversos artigos e capítulos de livros. Tem a gastronomia como hobby, e criou, em 2012, com a colaboração de sua companheira, Dani Manfiolli, o blog "Cozinha do Virgulino", onde divulga receitas explicadas "passo a passo" e resenhas sobre bares, restaurantes, vinhos, ingredientes e técnicas culinárias.



ARQUIVO
Mês
Ano
AVISO: Opiniões e informações contidas nos blogs hospedados nesta plataforma são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem os valores do Portal Bonde.
PUBLICIDADE
 
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados