Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Lei interessante

31 dez 1969 às 21:33
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Olha só o que a Prefeitura de Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, inventou: os comerciantes terão de adotar embalagens 100% ecológicas ao invés das tradicionais sacolas plásticas que embalam as compras dos consumidores. A medida passa a vigorar a partir deste mês e os estabelecimentos que não cumprirem a norma serão multados.

A lei estabelece o prazo de seis meses (até julho) para que o comércio se adapte à nova regra. Quem não cumprir a norma poderá ser multado em 1 mil Unidades Fiscais de Guarulhos (UFGs) - cerca de R$ 1.900. Caso haja reincidência, o valor da multa dobra, indo para R$ 3.800.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A justificativa do prefeito é que adoção de embalagens biodegradáveis (que se desintegram naturalmente no meio ambiente) ou reutilizáveis (recicladas ou permanentes) diminui o uso das sacolas plásticas convencionais, que podem durar até 200 anos. A substituição já ocorre em estados como Goiás, Espírito Santo e Maranhão e nos municípios de Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Piracicaba (SP).

Leia mais:

Imagem de destaque

PRECISAMOS DE LIVROS INFANTIS - URGENTE!!!

Imagem de destaque

busca pela natureza

Imagem de destaque

uma verdade sobre Londrina

Imagem de destaque

Manifesto Limão Rosa


Um exemplo de solução que pode ser adotada pelos empresários é o uso de sacolas plásticas oxi-biodegradáveis, fabricadas com o aditivo d2w. Esse aditivo faz com que a embalagem leve cerca de 18 meses para começar a se decompor. As sacolas têm as mesmas características do produto tradicional em relação à resistência, transparência, permeabilidade e impressão. A diferença está no acréscimo de um aditivo, como o d2w, que é responsável por acelerar o processo de degradação.

No Brasil, estima-se que cerca de 180 companhias já produzem embalagens 100% biodegradáveis a partir do d2w. Segundo Eduardo Van Roost, presidente da RES Brasil, especializada no desenvolvimento de tecnologia de embalagens naturalmente degradáveis, a metodologia e a matéria-prima para confeccionar esse tipo de material está disponível a todos os fabricantes de sacolas plásticas tradicionais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade