Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Pingo d'água do Tibagi

31 dez 1969 às 21:33
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, e a secretária executiva do Consórcio para Proteção Ambiental da Bacia do Rio Tibagi (Copati), Ana Lúcia Bonfá, receberam no início do mês, no auditório da Caixa Cultural de Brasília, o Prêmio ANA/2008. O Programa de Educação Ambiental Pingo D’Água, mantido pelo Copati com a parceira da Sanepar, foi premiado na categoria Organismos de Bacia.

O Prêmio ANA, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Agência Nacional das Águas, reconhece iniciativas voltadas à preservação ambiental e o uso racional da água. O Pingo D’Água trabalha conscientização com este foco desde 2001. Em 2008, o programa capacitou professores da quarta série do Ensino Fundamental de 28 municípios da Bacia do Tibagi, na região Norte do Paraná.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Sanepar é parceira do Copati na manutenção do Pingo D’Água, tanto com apoio financeiro quanto em assessoria metodológica. O convênio vigente, para 2008, tem recursos de cerca de R$ 37 mil.

Leia mais:

Imagem de destaque

PRECISAMOS DE LIVROS INFANTIS - URGENTE!!!

Imagem de destaque

busca pela natureza

Imagem de destaque

uma verdade sobre Londrina

Imagem de destaque

Manifesto Limão Rosa


De acordo com Maria Arlete, o prêmio reconhece a efetividade do programa e a sua contribuição para a preservação do meio ambiente na medida em que estimula a inserção da questão ambiental como conteúdo de sala de aula e leva professores a criarem projetos que extrapolam o contexto escolar. Ainda segundo a diretora, a parceria com o Copati também garantiu um aprendizado especial sobre a importância do uso da rede coletora de esgoto para a preservação dos recursos hídricos.

Publicidade


Maria Alerte ressalta que o ano de 2008 ficou marcado na história do Programa Pingo D’Água com a inclusão dos portadores de necessidades especiais no debate sobre as questões socioambientais. Foi lançada uma cartilha do aluno em braile que já foi utilizada nas cidades de Assaí e Rolândia.


HISTÓRIA – O Programa Pingo D´Água surgiu em 2001 como projeto piloto de um professor do Centro de Atenção e Integração à Criança a ao Adolescente (Caic) de Ibiporã e seus 20 alunos. Em 2003, o Copati ampliou o programa para 15 municípios da Bacia do Tibagi, com 500 professores e 10 mil alunos. Em 2007, chegou a 30 mil alunos e 2,5 mil professores. Em 2008, foram capacitados 2,9 mil professores a fim de envolver 36 mil alunos de 4ª séries.

Publicidade


No final de cada ano, um evento reúne as escolas participantes para a apresentação de resultados e troca de experiências. Há ainda uma avaliação que premia professores, com os melhores projetos, e alunos, num concurso de fotografias.


O Pingo D’Água já recebeu o prêmio Expressão de Ecologia como melhor projeto de educação ambiental do Sul do Brasil, em 2003, pelo Ministério das Cidades como um dos 25 melhores projetos do Brasil.


PRÊMIO - O ANA reconhece as melhores iniciativas na gestão e o uso sustentável das águas brasileiras. São seis categorias: Governo, Empresas, Organismos de bacia, Academia, Organizações não-governamentais e Imprensa. Nesta edição, 272 candidatos se inscreveram à premiação. Deste total, foram escolhidos 18 finalistas após a avaliação da Comissão Julgadora, composta de pessoas com notório saber em recursos hídricos. O julgamento dos trabalhos foi balizado pelos seguintes critérios: efetividade; impactos social, cultural e ambiental; potencial de difusão/replicação; adesão e participação social; e originalidade.

Três iniciativas concorreram ao Prêmio ANA 2008 em cada categoria. Os ganhadores de cada uma delas receberam o Troféu Prêmio ANA, inspirado na logomarca da Agência. A peça, de autoria do mestre-vidreiro italiano Mário Seguso, tem aspecto de pedra bruta lapidada e detalhes que lembram as ondas do mar. Todos os finalistas também receberam uma bailarina em alumínio reciclado e conchas, feita por famílias de artesãos do litoral capixaba. A peça foi oferecida pela Agência como reconhecimento ao mérito de todas as iniciativas finalistas do Prêmio.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade