ABRAHAM SHAPIRO
Está cada vez mais difícil conseguir alguma vantagem competitiva com base nos quatro P´s do Marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção.
Enquanto isso, fico indignado com os comerciantes que desconhecem as grandes descobertas sobre o comportamento do consumidor? Estudos neste campo buscam prever e compreender a forma como os indivíduos decidem gastar seu dinheiro, tempo e esforço em atividades de consumo.
Foi por esta via que despontou recentemente o Marketing Sensorial, uma área fértil para se estabelecer diferenciais de valor a produtos e serviços.
Entenda um pouco mais por meio de um exemplo.
O cliente está exposto a uma série de estímulos sensoriais através de seus cinco sentidos. A atmosfera de qualquer loja tem o poder de exercer impacto positivo ou negativo sobre suas emoções, comportamentos e decisões.
Focalizemos nossa atenção no odor, digamos.
Ao entrar na bonita loja de confecções femininas do Shopping, a jovem senhora sente o odor de tecidos e dos vários materiais que a ambientam.
Compare, agora, este mesmo ambiente e seus efeitos sobre a consumidora com outro no qual o aroma constante e leve de uma essência de capim cidreira predomina e inibe todos os demais odores.
Qual das duas situações é a mais sedutora ou atrativa ao consumo?
Tudo o que os clientes sentem ou percebem afeta frontalmente seus desejos de consumo.
Este é um conhecimento simples e objetivo.
Pense com mais calma quando analisar a sua loja e as possíveis causas de não venda. Lembre-se que, além dos bolsos, cada pessoa que nela entra tem algo que pouquíssimos comerciantes compreendem, e no fim das contas fará toda a diferença nos resultados. Do que estou falando? De sensibilidade e de emoções.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: [email protected] ou (43) 8814 1473