ABRAHAM SHAPIRO
Façamos uma rápida avaliação. Que tipo de colaborador você tem sido na sua
empresa? Você está entre os que vão ao trabalho e fazem apenas o suficiente para
continuar empregados? Ou entre os que têm ousadia para inovar?
Uma consultoria norteamericana, com filial no Brasil, acaba de concluir pesquisa
revelando que 31% dos funcionários estão acomodados no emprego. O estudo, que
define esses profissionais como "inefetivos", foi feito com 260 mil trabalhadores de 85
empresas de todos os setores - indústrias de base, de transformação, serviços, setor
público e terceiro setor.
"Inefetivos" são os trabalhadores que entregam menos do que podem. Não se sentem
engajados com a empresa e acham que não dispõem de suporte necessário para
desenvolver suas atividades. Esse tipo de trabalhador costuma permanecer na
organização por causa do salário e até porque gosta dos colegas. Ele vive uma
"aposentadoria mental", e mesmo com responsabilidades, não tem sonho de
crescimento e nem investe na sua formação ou qualificação.
A desmotivação é o que empurra o profissional para a acomodação. Ela é detectada em
todas as áreas, níveis hierárquicos e idades. Em muitos casos, a organização não
oferece possibilidades de crescimento e o retorno, inclusive financeiro, não é o
esperado pelo funcionário, que começa a ficar desestimulado. Geralmente ocorre
quando o trabalhador tem de quatro a cinco anos de empresa. É quando ele se
acomoda na empresa e na carreira.
Ao identificar um profissional acomodado, o gestor tem como reverter a situação. Deve,
por exemplo, propor mudança de área. A empresa também pode contribuir por meio de
algumas ações, como comunicar com transparência os rumos do negócio, passar visão
otimista à equipe e oferecer maior autonomia ao funcionário.
A solução, porém, está nas mãos do profissional. Jogar a culpa e a responsabilidade na
empresa não é a melhor saída.
Se isto é o que se passa com você, pergunte-se o que pode fazer para mudar o
quadro. Leia, faça um curso de reciclagem, contrate um coaching, mas dedique-se à
cura deste mal profissional, pois, não é a empresa que está com problemas, e sim
você.
Mude-se para promover mudanças externas.
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Abraham Shapiro é
consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é:
simplicidade. Contatos: [email protected] ou (43) 8814 1473