Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

A GANDULA QUE ENTROU PARA A HISTÓRIA

13 mai 2012 às 20:26

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 14/05/2012, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos.

ABRAHAM SHAPIRO

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na semana passada, uma notícia chamou a atenção de todos por tratar-se de uma prática pelo menos inusitada. Com uma reposição de bola a velocidade impressionante, uma simples gandula acabou dando uma ajuda para um jogador de futebol que, aproveitando-se da atitude ágil, articulou o primeiro gol de seu time e acabou definindo um campeonato estadual.

Leia mais:

Imagem de destaque

Bom humor e negócios combinam?

Imagem de destaque

Diga NÃO à manipulação de pessoas

Imagem de destaque

O único modo correto de corrigir erros e falhas

Imagem de destaque

Esquenta ou esfria? Só depende de onde você vê


Em todos os lugares a conversa era: "Até gandula está marcando gol!".
Se fizermos uma análise veremos neste episódio uma moral importante para a vida e para o trabalho.

Publicidade


Assim como o segredo da vida se resume a um comando básico e simples de: "não pare de respirar", o que mais se necessita para obter qualquer bom resultado é: "tome uma atitude", "faça a contecer", "ponha fogo na lenha", "aja", "faça alguma coisa"... Estas expressões se contrapõem à conservadora e clássica tendência natural das pessoas acomodadas, a saber: cruzar os braços, esperar acontecer, aguardar até que alguém faça algo etc.


Qualquer negócio depende do trabalho conjugado e harmônico de várias pessoas em suas equipes, e destas equipes com outras que formam, no todo, a organização em si. A "consciência do conjunto" – ou pensamento sistêmico – de que a "minha rapidez em prestar o serviço de que os demais necessitam para fazer o trabalho deles" é, inequivocamente, a medida decisiva para que os objetivos da organização sejam alcançados constitui-se a grande carência das empresas, em geral. Esta é, exatamente, a grande lição que aprendemos dquela jovem gandula que tornou-se – por que não? – a protagonista de um importante gol numa partida de futebol. Ela simplesmente deixou o mundo todo boquiaberto pela eficiência e ligeireza!

Publicidade


Surpreender o cliente! É fabuloso!!! Não só flagrá-lo positivamente no "modo de fazer" o produto ou o serviço, mas também na "data da entrega", na qualidade excedente, na consideração em atender bem, e com foco concentrado de raio laser! Imagine qual não é poder disto fidelizar! Quanto não encanta! Faz qualquer um voltar para novas compras.


Até então, a expectativa de todos era de que um gandula leva, sempre, um tempão para repôr a bola que sai do campo. É isto o que os gandulas ensinaram por décadas. Mas não aquela garota! E graças à atitude surpreendente de agir rápido – sem auxílio de computador, sem i-Pad, sem diploma de curso superior ou MBA – ela ganhou notoriedade e fama, rodou o mundo com um ato contínuo de um ou dois segundos de duração. Um exemplo.


Está aí! Grandes lições são singelas e profundas.... e até mesmo uma simples gandula pode ensiná-las para quem quer, de fato, aprender!
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: [email protected] ou (43) 8814 1473


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo