ABRAHAM SHAPIRO
Dois pesquisadores americanos fizeram uma importante experiência. Reuniram pessoas
em um cinema e exibiram uma seqüência de filmes que continham fatos enganosos. Um
deles mostrava o coelho Pernalonga posando em fotos montadas com turistas na
Disneylândia. Ao final da exibição, quase um terço dessas pessoas achavam que o filme
era real. O problema é que o Pernalonga é um personagem criado pela Warner
Brothers - concorrente frontal da Disney. Ele jamais seria visto na Disneyworld.
O ser humano tem uma facilidade incrível de criar memórias falsas. Ilusão é uma das
principais características do homem, acredito que seja uma herança recebida de Adão e
Eva no episódio do fruto proibido.
Observe que os idosos geralmente falam do passado como um tempo em que tudo era
perfeito e bom. Você acredita mesmo que seus avós amarravam cachorro com lingüiça?
O que se passa com os idosos é que eles apagam da memória tudo o que lhes parece
ruim algum tempo depois de terem vivido aquilo. Só fica o que eles mais gostaram,
admiraram e lhes fez bem.
A pesquisa feita pelos americanos comprova que as pessoas não questionam e nem
checam informações. Quando gostam, simplesmente creem. Há gente que acredita em
novelas da tevê a tal ponto que agridem artistas que fazem papel de vilão quando
saem às ruas!
Haverá algum modo positivo como possamos utilizar esta experiência? Tenho uma
sugestão lucrativa para os seus negócios. Relembre clientes inativos sobre como foi
bom para eles e para você fazerem negócio juntos. Faça-os recordar das coisas boas
que vocês proporcionaram mutuamente, dos benefícios e vantagens concretos dessas
transações.
Os políticos se aproveitam disto. Quando falam com insistência sobre o que fizeram de
bom no passado – mesmo que mentira – eles demonstram saber como a nossa
memória funciona mal.
Tenho certeza que em sua carteira de clientes existem vários que continuam
consumindo, mudaram-se para a concorrência e você nem saiba as reais razões disso.
"Quem não é visto, não é lembrado". E em negócios, quem não é lembrado, está morto
ou "nas últimas".
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só
palavra, é: simplicidade. Contatos: [email protected] ou (43) 8814 1473