ABRAHAM SHAPIRO
No ano de 1752, há 261 anos, em meio a uma forte tempestade, um cidadão norte-americano provava algumas de suas suposições científicas. Ele era escritor, diplomata e cientista. Benjamin Franklin, era seu nome. Usando um fio de metal para empinar uma pipa de papel, prendeu uma chave metálica manipulada por um fio de seda, e junto de seu filho soltou o "brinquedo", observando que a carga elétrica dos raios descia pelo dispositivo.
A perigosa experiência comprovou à comunidade científica da época que o raio é apenas uma corrente elétrica de grandes proporções.
Como estudioso e assíduo inventor, voltado à praticidade e à utilidade de suas descobertas, Franklin demonstrou ainda que hastes de ferro ligadas à terra e posicionadas ao lado ou em cima das edificações serviam de condutores das descargas elétricas atmosféricas, livrando-as de muitos danos.
Estava inventado o para-raios.
Em uma carta enviada a um amigo de Londres, Franklin sugeriu a ampla instalação dessas estacas de proteção. A ideia espalhou-se rapidamente.
Eu encontrei algo curioso em uma obra Judaica escrita há aproximadamente 2000 anos. O texto de um dos tratados do Talmud, chamado Massêhhet Shabat, é bastante estudado pelos religiosos. Na página 7 deste livro consta que é possível, com uma vara metálica cravada no chão, proteger as galinhas de um galinheiro livrando-as da morte causada pela queda de raios.
Vejam que maravilha. Os nossos antepassados tinham eficientes conhecimentos práticos. É claro que, neste caso específico, desconheciam a natureza elétrica dos raios, já que isto só foi demonstrado com a evolução da Física. Mas sabiam coisas que, séculos depois, nos maravilham.
Talvez sirva para diminuir a nossa fé concentrada no conhecimento dos dias atuais. Podemos cometer erros gravíssimos quando desconsideramos o acervo e a profundidade da sabedoria dos antigos.
Mude a sua visão sobre os mais velhos. Aconselhe-se com eles. Um jovem que aprende com os idosos supera sua própria capacidade e conhecimento. Suas chances amplificam.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: [email protected] Fone: 43. 8814.1473