Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

A TAREFA MAIS DIFÍCIL DO MUNDO DOS NEGÓCIOS

04 dez 2011 às 13:32

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


ABRAHAM SHAPIRO

O que é, o que é: "A primeira geração constrói, a segunda ‘colhe seus frutos’, e a
terceira acaba com o que resta ou começa de novo?" Resposta: uma empresa familiar!


Manter vivo um negócio familiar é, provavelmente, a tarefa mais difícil do mundo dos
negócios. Os índices de mortalidade dessas empresas sugerem isso.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Um dos motivos é que os competidores imitam rapidamente suas estratégias de
sucesso e, pela falta de competência para reagir à altura, suas vendas e lucros
começam a despencar, elas perdem mercado e sucumbem. Os concorrentes ocupam
seus espaços e minam sua vitalidade.

Leia mais:

Imagem de destaque

Bom humor e negócios combinam?

Imagem de destaque

Diga NÃO à manipulação de pessoas

Imagem de destaque

O único modo correto de corrigir erros e falhas

Imagem de destaque

Esquenta ou esfria? Só depende de onde você vê


Outro motivo bastante comum, é quando as características do próprio negócio agravam
problemas familiares como a rivalidade entre irmãos ou os conflitos entre gerações.

Publicidade


Qual é o remédio mais garantido contra todos os fracassos das empresas familiares?
Em uma só palavra: planejamento. É o que ajuda o proprietário a concentrar sua
atenção no negócio e, especificamente, na necessidade de fazer investimentos que
infundirão na empresa um novo vigor e, de sobra, promoverá o seu crescimento.


Se é assim, por que os donos de empresas resistem tanto aos planejamentos? Eles se
sentem ameaçados. Muitos deles estão acostumados a se portar de maneira
autônoma e pensam que um planejamento é como uma camisa de força, que
restringirá sua habilidade instintiva de sobrevivência e limitará a flexibilidade que o
negócio exige.

Publicidade


Um planejamento bem conduzido exige que o dono divida a responsabilidade pelas
decisões e compartilhe informações financeiras confidenciais com outros integrantes da
empresa. Isto mexe com a maioria dos proprietários. Ele se vê obrigado a abdicar de
um poder que prefere conservar em suas mãos.


No entanto, quando  rejeita o planejamento por qualquer motivo, este
proprietário não o faz porque prefere um procedimento mais intuitivo e impulsivo para
a tomada de decisões. Ele escolhe manter os seus vícios.

Publicidade


Lamentavelmente, à medida que o negócio cresce, é este comportamento que limita
sua capacidade de se preparar para os desafios que inevitavelmente virão.


A derrota, por estas causas todas, é só questão de tempo!
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua
filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos:
[email protected] ou (43) 8814 1473


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo