ABRAHAM SHAPIRO
Banheiro sujo na empresa: um assunto que dá o que falar. Denuncia gente mal educada? Sem dúvida – o que é muito comum. Já ouvi coisas do tipo: "Imagine como não será o banheiro da casa de quem suja o da empresa a este ponto!"
Bem, pessoas de mentes sãs evitam ao máximo fazer aos outros o que não querem que lhes seja feito. Mas uma pergunta inteligente é cabível aqui. Você conhece alguém que tem a mente 100% sã?
Na pequena empresa de um conhecido meu, as instalações sanitárias coletivas dos funcionários eram bastante limpas e asseadas. Certo dia, uma reforma no layout do prédio forçou que os diretores perdessem seu banheiro privativo e passassem a usar o coletivo. Não deu outra! Aquela limpeza toda deixou de existir. E não eram os diretores que sujavam o ambiente.
Após analisarmos juntos a questão, concluímos que aquilo podia ser uma forma de protesto – consciente ou inconsciente – dos funcionários contra os diretores.
Está aí uma situação a ser observada com cuidado na sua empresa.
Funcionários revoltados podem inflamar outros. E não só. Eles podem agir como vândalos secretos causando avarias em processos ou até a quebra de máquinas e equipamentos intencionalmente.
Outros podem atuar de modo mais malicioso inserindo dados irreais no sistema de gestão e assim, provocar decisões erradas. Há situações de desvios de recursos, pagamentos feitos em duplicidade, omissão de controles importantes, perda proposital de datas de compromissos com fornecedores, erros em projetos, atrasos na fabricação de produtos com o fim de desapontar clientes, e muito mais.
O gerente comercial de uma conhecida empresa chegou a ocasionar quedas enormes nas vendas por meses consecutivos como forma de fazer prevalecer seus pontos de vista sobre os de seu diretor inflexível e – na sua opinião – exigente.
O interessante é que estes problemas estão presentes tanto no ambiente assertivo e pragmático como no que favorece o clima de bom relacionamento interno. A causa invariável, porém, é falta de clareza em relação a decisões e metas, o que gera má interpretação e julgamentos errados entre as partes.
Clareza, objetividade, treinamento e desenvolvimento de pessoas são meios positivos de se superar mal entendidos em qualquer tempo e lugar.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: [email protected] ou (43) 8814 1473