Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

BATE BOCA NA EMPRESA

13 nov 2011 às 11:36

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


ABRAHAM SHAPIRO

Todo mundo ouve falar a respeito de chefes que maltratam os subordinados, em
empresas de todos os portes. Mas o clima entre colegas está cada vez mais hostil.
Além do antigo "puxar o tapete", o respeito ao próximo tem estado cada vez mais
comprometido. É difícil explicar as razões.


Uma das cenas mais comuns em empresas, atualmente, são pessoas protagonizando
ataques verbais sem qualquer pudor. É um tal de um ofender o outro, gritar com o
colega porque algo não está bom! E não fica só nisso.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O que fazer nessa hora se você for envolvido em algo assim?

Leia mais:

Imagem de destaque

Bom humor e negócios combinam?

Imagem de destaque

Diga NÃO à manipulação de pessoas

Imagem de destaque

O único modo correto de corrigir erros e falhas

Imagem de destaque

Esquenta ou esfria? Só depende de onde você vê


Antes de pegar em armas e atirar, tome precauções e mantenha-se consciente para
não cair em armadilhas emocionais. Alguém lhe ofendeu? Você tem direito de resposta,
sim. Mas lembre-se que quanto mais educado ou educada você for, mantendo o tom de
voz normal e o autocontrole das emoções, mais razão você terá.

Publicidade


Jamais rebaixe-se ao nível da pessoa que ofende ou grita. Saiba reagir com firmeza,
porém, sem baixarias.


É muito difícil não responder a insultos. O impulso natural nos empurra a falar
"pimentas e ácidos". No entanto, defender-se não é sinônimo de "pagar na mesma
moeda". Faça-se respeitado ou respeitada. Imponha-se com sabedoria e como
resultado você terá paz para dormir depois de tudo.

Publicidade


E tem outra. Nada de ir reclamar para o chefe. Isto é coisa de jardim de infância.
Mostre que você não está gostando nem um pouco da cena. Coloque os pingos nos
"is" e continue sua caminhada para frente e para o alto. Deixe a poeira baixar e tenha
uma conversa séria com a pessoa que ultrapassou o limite.


Sua reputação é um bem inestimável. Cuide dela onde e com quem estiver, mesmo
naquelas circunstâncias que ocorrerem por pura incompetência de seu chefe. Sendo
ele culpado ou não pelo caos e desordem na equipe, não seja você o tolo a permitir
envolver-se nestas armadilhas.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua
filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos:
[email protected] ou (43) 8814 1473


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo