Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 03/10/2011, na coluna
ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos
ABRAHAM SHAPIRO
De tudo o que percebemos mudar sob efeito da tecnologia e da conectividade, é
impressionante notar que currículo continua sendo o que sempre foi.
A cada semana, dezenas deles chegam às minhas mãos, quando não centenas.
Inexplicavelmente ainda são apenas aquela vitrine pobre e fraca dos aspectos pouco
interessantes e nada concludentes dos profissionais. Cursos, palestras, metas que
atingiram em empregos anteriores são tópicos presentes em quase todos. Não que
isto não devesse entrar. Mas é básico; não diferencia. As particularidades ficam fora. E
são elas que interessam e somam valor real.
Na língua hebraica, o ser humano é denominado pela palavra ADAM. Este também é o
nome que recebeu o primeiro homem na Criação. Esta palavra é curiosa, pois, só ela,
em todo o dicionário hebraico, não apresenta forma plural. O que se aprende disso?
Cada ser humano é ímpar. Isto devia estar na consciência de cada habitante deste
planeta.
Um currículo deve conter um nível tal de informação que comunique este aspecto único
e particular da pessoa a quem descreve.
O Rafael é um estagiário de Marketing em uma indústria de móveis. Ele produz
conteúdo para publicação nos canais de mídias sociais e comunicação virtual da
empresa. Em nossa última reunião de avaliação de seu trabalho, ele fez uma análise
realista sobre o que funciona ou não nessas ferramentas. Falou dos objetivos
atingidos em cada canal. Quando lhe perguntei o que fazer a respeito, ele indicou sem
vacilar o que devia ser cortado e mantido. Argumentou bem, supriu suas teses com
dados e mostrou segurança em sua defesa. Eu exaltei seu senso de decisão e o
encorajei a fazer o que pretendia.
Capacidade de abandonar o que não funciona e fortalecer o que dá certo é uma
competência a constar no currículo do Rafael. E isto certamente despertaria o interesse
de "n" caçaores de talentos.
Anote aí a receita. Um currículo deve dar destaque para a criação de coisas notáveis e
de histórias marcantes – e não de quanto a pessoa é boa para cumprir metas. Este é o
desafio!
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua
filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos:
[email protected] ou (43) 8814 1473