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EMPRESA OU MOSTEIRO?

09 out 2011 às 18:15

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Artigo publicado no
jornal FOLHA DE LONDRINA, em 10/10/2011, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em
Empregos e Concursos


ABRAHAM SHAPIRO


É certo que nós, brasileiros, temos uma facilidade enorme de ir dos oito aos oitenta
num piscar de olhos. Talvez seja a predominância do clima tropical ou a etnia. Mas
distanciar-se do ponto de equilíbrio às vezes pode comprometer a situação de modo
injustificável, quando não irreversível.


Na ocasião em que o ex presidente Lula quis comprar uma aeronave para suas
viagens, a opinião pública se mostrou contrária ao gasto de 57 milhões de dólares. No
ápice das discussões os jornais noticiaram algo que, de certa forma, moderou as
críticas até fazê-las desaparecer. O presidente Lula calou as argumentações
declarando que a decisão era sua, e ponto final. Ele acabou determinando, inclusive,
qual avião mais convinha ao Brasil.

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O que fez Lula? Algo comum na política e aparentemente ausente na área empresarial.
Digo "aparentemente" porque o empresário tem mania de querer parecer-se diferente
do político. No fim das contas, porém, as táticas de argumentação na política e na
empresa pouco diferem entre si.

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Do que estou falando? Após um soco na mesa do presidente Lula tudo mudou na
questão da aeronave, que logo cruzava os ares do planeta batizada com o apelido de
Aerolula.

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É senso comum que o soco na mesa é uma desprezível forma de mostrar força. Mas há
momentos em que só um soco na mesa impõe medo em adversários e desafetos. E
eles não são uma exclusividade da política. Pelas empresas onde passo encontro ao
menos 30% do pessoal disposto a puxar os planos para baixo ou no sentido contrário
ao rumo que a inteligência e a estratégia apontam. Nestas horas a contrariedade
ultrapassa a medida, a divergência cresce, os envolvidos mostram-se teimosos acima
dos níveis suportáveis pelo caixa ou pela paciência dos demais. É quando um soco na
mesa faz toda a diferença.


Se isto já aconteceu na sua companhia, não se assuste. É normal. Do contrário,
verifique se você não tem estado em um mosteiro em vez de sua empresa. Pois se o
pessoal é tão comtemplativo e reflexivo a ponto de jamais precisar de um soco na
mesa, está perfeitamente explicado seu desinteresse por fazer negócios.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua
filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos:
[email protected] ou (43) 8814 1473


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