ABRAHAM SHAPIRO
No fim ou no começo de cada ano, muitas empresas promovem festas para clientes.
Essas festas se apresentam numa embalagem quase sempre muito séria e formal, e
tentam causar a impressão de que a empresa é muito objetiva, organizada e
proporciona aos clientes o máximo de bons resultados imagináveis.
Já ouvi alguém comentar que uma festa é a propaganda mais barata que existe. Talvez
seja, sim. Mas paremos para refletir.
Qual é a intenção por trás das festas? Gastar poucos reais per capita para dizerem que
são ótimas. Elas almejam em seguida que, em agradecimento, os convidados gastem
milhares de reais comprando seus produtos ou serviços e não parem mais.
Depois de muita festinha barulhenta e antiácidos para diminuir a prisão de ventre dos
quitutes, não abro mão do princípio de que as empresas que cuidam de seus serviços,
do atendimento e de seus produtos como jóias preciosas não precisam dar mais que
isso para convencer de que são atraentes. Pelo trabalho que desempenham, elas
fazem a propaganda que o marketing prescreve, e são a preferência e a escolha do
grande público.
É isto o que falta ao raciocínio dos dirigentes que acreditam em festas milagrosas.
Promover a empresa é ótimo, desde que o básico seja feito todos os dias. E o que é o
básico? Todo mundo sabe de cor, mas já que "recordar é viver", vamos à listinha:
atendimento, transparência, confiabilidade, política comercial clara, comunicação,
melhoria contínua da satisfação do cliente, pessoal treinado, entrega do que se
promete, cumprimento dos prazos... Isso tem o poder mágico de atrair novos negócios,
efetivar clientes e promover, de verdade, desde a micro à gigante empresa.
O problema existe somente quando os diretores e gerentes não veem suas próprias
deficiências e preferem racionalizar. Eles continuam se enganando, e nada mais. São
estes os que acreditam conseguir grandes negócios através apenas do infeliz e
patético escambo por comida e bebida – quase sempre muito ruins.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua
filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos:
[email protected] ou (43) 8814 1473