Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

FIQUE TRANQUILO! (EU NÃO FICO!!!)

12 fev 2012 às 17:38

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

ABRAHAM SHAPIRO

Concluí aquele treinamento na convenção de vendas. Saímos todos para o almoço. Um belo restaurante. Comida boa, sobremesa de primeira. Hora do cafezinho. Ouço barulho atrás de mim. Olho e percebo um garçom recolhendo pratos. Ele os amontoava numa grande bandeja sobre a palma da mão. Vi que a bandeja estava exatamanete sobre a minha cabeça enquanto ele encaixava as peças. "Por favor, cuidado com isso, meu rapaz!", eu lhe disse. E ele, prontamente respondeu: "Não se preocupe, senhor. Fique tranquilo, eu tenho prática".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Saiu, e dirigiu-se à cozinha. Realmente, as louças pareciam em equilíbrio perfeito.
Eu disse às pessoas à minha volta:

Leia mais:

Imagem de destaque

Bom humor e negócios combinam?

Imagem de destaque

Diga NÃO à manipulação de pessoas

Imagem de destaque

O único modo correto de corrigir erros e falhas

Imagem de destaque

Esquenta ou esfria? Só depende de onde você vê


- Eu nunca fico tranquilo quando me dizem: "Fique tranquilo". Pelo contrário. Se me falam isto eu já suspeito de que há algo errado, e me preocupo mais ainda, pois querem comunicar uma segurança impossível.

Publicidade


Bem. Mudamos de assunto. O clima alegre de convenção reinava entre todos, quando aquele mesmo garçom se aproxima de nós novamente, agora com uma bandeja de taças. A poucos metros de nossa mesa ele escorrega em alguma coisa, e tudo vai ao chão. Triste espetáculo em que pelo menos vinte taças se transformam em cacos.


Meus companheiros me olharam, perplexos. Alguém me perguntou se eu tivera uma premonição ao falar anteriormente com o garçom. Eu ri e mostrei que não. Era apenas uma questão probabilística. Quem pode ter segurança a ponto de garantir que uma pilha de pratos sobre uma bandeja não se desmonte com a vibração de um próximo passo? Se aquele garçom tivesse controle sobre todas as variáveis envolvidas, eu poderia confiar nele. Acontece que nem ele e nem ninguém tem esse controle.

Publicidade


Suspeite muito de quem diz: "Fique tranquilo. Está tudo sob controle. Vai dar certo. Confie em mim. Eu sei o que estou fazendo"... etc.


Muita gente boa que disse isto explodiu foguetes, derrubou construções, naufragou navios, faliu excelentes negócios, e por aí vai. Mas isso é natural. Sabe por quê? Ser humano algum pode dar garantia sobre o que sucederá no próximo segundo... mesmo quando diz: "Fique tranquilo... eu tenho muita prática".
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: [email protected] ou (43) 8814 1473


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo