ABRAHAM SHAPIRO
Li esta semana que a diretora de sandálias da Alpargatas, tem dezenas de pares de Havaianas para trabalhar. As pessoas de fora reagem com surpresa a isto já que usar sandálias alpargatas num ambiente corporativo não é comum.
Mas nesta empresa é assim. Profissionais de todos os níveis costumam deixar sapatos fechados e saltos de lado para combinar os famosos chinelos com o vestuário do dia a dia.
Muitas outras grandes empresas possuem iniciativas semelhantes. Apesar de não existir uma política formal, é comum que companhias persigam uma cultura em que o uso do produto seja incentivado internamente.
Vestir a camisa é uma forma de carinho. Quando o funcionário usa aquilo que produz, ele trabalha com mais amor. Mas não pode haver cobrança ou obrigação. É preciso que a escolha seja pessoal, livre e acompanhada do prazer de uso.
Estimular funcionários a consumir apenas produtos da empresa já foi mais difundido entre as empresas brasileiras. De alguns anos para cá, as organizações perceberam que o mercado está mais aberto. E desde que esta prática não tem respaldo em lei, o máximo que uma organização pode fazer é desenvolver uma cultura de incentivo.
Uma vez que os principais influenciadores de compra são os próprios consumidores, por meio do boca a boca, os funcionários assumem papel-chave na estratégia de marketing. Quando as pessoas de uma empresa consomem o que fabricam, quer dizer que alguém que conhece o assunto de perto está fazendo aquela escolha. Nesse aspecto, quanto mais influente o profissional, maior o impacto que essa atitude pode ter tanto dentro como fora da companhia – ainda que isso não siga necessariamente a hierarquia da empresa. Mas é importante que os executivos deem o exemplo.
Abra a sua mente. Mais do que um hábito, "vestir a camisa" da organização em que se trabalha pode ser uma boa estratégia de marketing e é também um termômetro de satisfação dos colaboradores. Se você pensava diferente, comece a mudar.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: [email protected] ou (43) 8814 1473