ABRAHAM SHAPIRO
- "O dólar foi a R$ 2,10".
- "Agora está a R$1,90."
- "Subiu de novo e foi a R$ 2,30!!!"
- "Desce da janela, Roberto. Já voltou a R$ 1,80 de novo."
Você que se desespera com as oscilações do mercado e acha que o lucro da sua empresa depende da bolsa da Ostropólia Setentrional, mude o seu pensamento agora. A menos que você seja um megaespeculador, é quase 100% certo que você se preocupa com o que pouco ou nada tem com você.
As análises econômicas não determinam nem predizem o seu sucesso. Elas tratam da macroeconomia. Uma análise setorial, sim, teria a ver com o seu negócio. E, mesmo com uma análise desse tipo, deveremos considerar o modo como você e seu pessoal trabalham, e a saúde financeira da sua empresa para chegarmos a uma conclusão.
Portanto, o melhor conselho que posso lhe dar em tempo de crise mundial é: continue a produzir e a vender. Aplique-se a conhecer o seu mercado, os clientes, os seus funcionários e explore as oportunidades que estão aí para quem sabe aproveitar. Meta a crise na cabeça e comece a perder no instante seguinte. Você quer isso?
Todas as crises passadas se foram! E você continua aí! As pessoas não param de comprar o que precisam. Sempre haverá novas fatias de mercado para a sua equipe de vendas buscar. Faça-os enxergar isso! Talvez eles não consigam ver e precisam de você.
Agora é o momento ótimo para refletir sobre o seu jeito de trabalhar. Injete energia nova em si mesmo e na sua equipe. E conscientize-se de que, por pior que as coisas estejam em qualquer parte do mundo, há gente demais precisando de seu produto ou serviço. Vá procurá-los e combata a crise com trabalho duro!
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: [email protected] ou (43) 8814 1473