Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

INOVAÇÃO SOB UMA ÓTICA PRÁTICA

26 fev 2012 às 17:40

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

ABRAHAM SHAPIRO

Diariamente leio matérias que colocam a inovação no centro das soluções dos problemas atuais das organizações. Mas parece-me um conceito um tanto subjetivo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Sob a ótica do marketing, inovação é um produto, processo ou serviço com um diferencial em relação a tudo o que está disponível no mercado. Não é preciso ser uma mudança radical. Mas deve ser algo que incremente um novo conhecimento ao produto.

Leia mais:

Imagem de destaque

Bom humor e negócios combinam?

Imagem de destaque

Diga NÃO à manipulação de pessoas

Imagem de destaque

O único modo correto de corrigir erros e falhas

Imagem de destaque

Esquenta ou esfria? Só depende de onde você vê


Uma pequena empresa pode inovar e superar titãs. A Universal Têxtil é um exemplo. Fabricante de fios e tecidos, pertence a um segmento que vive o que o marketing atual chama de "oceano vermelho", ou seja, uma guerra de preços muito grande na luta por pequenos espaços de mercado.

Publicidade


Fundada há 54 anos, a Universal vivenciou um período de sucesso há mais de duas décadas, quando lançou o jeans stretch. Depois disso, nunca mais inovou. Foi uma consultoria que os orientou a inovar. A empresa contratou um diretor de pesquisa e desenvolvimento e após três anos de trabalho, lançou produtos interessantes.


A empresa acaba de lançar o fio com íons de prata, que combate bactérias. O produto é ideal para confeccionar uniformes para a área hospitalar, militar e esportiva. Outra criação foi o fio Total Eko, feito com resíduos de algodão e fibras de poliéster proveniente de garrafas PET.

Publicidade


Diversas empresas estão abrindo concursos para soluções inovadoras. Agora mesmo há um aberto por uma empresa de telefonia para o desenvolvimento de aplicativos de celular para a Copa do Mundo.


O que é preciso para a inovação? O primeiro quesito é: pessoas capacitadas para inovar. Gente plugada com o que acontece no mundo, que esteja pronta para transformar ideias em negócios.

Publicidade


Depois vêm os processos. Ter um canal ágil para transformar ideias em projetos para serem avaliados por quem decide.


Por último: ambiente. Ter um espaço físico descontraído para fazer bons brainstormings. O ambiente no qual a empresa está inserida conta muito. Ela deve se relacionar com universidades, centros de pesquisas e ter uma boa pesquisa de satisfação de clientes.


Inovar não é opcional. É imperioso. Encaixa-se perfeitamente na fórmula: faça ou morra!
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: [email protected] ou (43) 8814 1473


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo