Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mentes sãs em corporações sãs

17 jun 2012 às 19:47

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

ABRAHAM SHAPIRO

Foi numa palestra em que eu apresentava a minha filosofia de trabalho em consultoria que um executivo me questionou: "Por que o seu objetivo é ‘mentes sãs em corporações sãs’?".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


E eu respondi com uma história. Ei-la a seguir.

Leia mais:

Imagem de destaque

Bom humor e negócios combinam?

Imagem de destaque

Diga NÃO à manipulação de pessoas

Imagem de destaque

O único modo correto de corrigir erros e falhas

Imagem de destaque

Esquenta ou esfria? Só depende de onde você vê


Era uma vez uma empresa próspera, comandada por quatro irmãos, herdeiros de seu velho pai, um excelente homem de negócios. As coisas iam bem enquanto cada um geria uma área específica e respeitava a postura dos outros. Certo dia, um deles resolveu superar o poder dos demais. Achou-se no direito de assumir, por imposição de força, as áreas que julgava serem mais estratégicas.

Publicidade


Se este pretenso Napoleão – ou Hitler, não sei – tivesse competência para isto, tudo estaria bem. Mas além de inepto, tratava-se de uma personalidade possessiva, iracunda, emocionalmente frágil e que levava todos à sua volta ao pior e mais frequente sentimento de inferioridade através de seus ímpetos e despropósitos.
O que se implantou após isto foi aterrador.


De um dia para outro as vendas começaram a cair e a produção a apresentar toda sorte de problemas. Os funcionários faziam corpo mole e dificultavam as operações. Sistema de gestão, consultorias e mudanças nos processos não foram suficientes para fazer voltar a boa vontade dos colaboradores e suas equipes.

Publicidade


Após pesadas perdas de market share nas vendas gerais, não restou alternativa senão a venda de todo o negócio para dois de seus principais concorrentes – coincidentemente os que conquistaram fatias de mercado à custa das lacunas deixadas pela empresa durante a disputa de poder dos irmãos.


Agora eu pergunto: como tudo começou? Com um desequilíbrio emocional e a guerra de poder declarada por um dos sócios.

Publicidade


Moral da história. Traga todas as consultorias, gurus e pajés para dentro da sua empresa – e não se esqueça de incluir o melhor sistema de gestão. Se a cabeça dos dirigentes não estiver em equilíbrio, tudo se transformará em nada!


Justamente por isso: Mentes sãs em corporações sãs!
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: [email protected] ou (43) 8814 1473


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo