Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

MULHERES, NEGÓCIOS E MAIS MULHERES

25 ago 2013 às 13:57

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade



Filha de judeus húngaros, Estée Lauder  começou sua carreira nos negócios vendendo cremes que eram fabricados por seu tio, um químico vienense, em sua própria cozinha. Imitou-o,  passando a preparar seus próprios cosméticos e a vendê-los  em vários salões de beleza de hotéis de luxo de Nova Iorque, sua cidade.

Josephine Esther Mentzer,
cujo segundo nome foi 
Estée Lauder



Em 1944, com 34 anos, ambiciosa e determinada, abre  sua primeira loja. Dois anos depois, funda sua própria empresa Estée Lauder Companies, junto  de seu marido.


Alcançou logo o sucesso introduzindo seus produtos na Saks, a famosa loja de luxo da Fift Avenue.


Sua técnica de comercialização consistia na colocação dos produtos ao alcance da clientela, disponibilizando-os também sob a forma de amostras grátis.  Isto surtia notável impacto de divulgação boca-a-boca, comparável apenas ao fenômeno do "Marketing Viral" – notabilizado somente com o advento da Internet.




Já em 1960 a marca era internacionalmente conhecida.


Estèe Lauder, cujo nome original era Josephine Esther Mentzer, foi eleita "gênio do negócio mais influente do século XX".  


A pergunta que faço frente a este e tantos outros exemplos é: "Será possível que ainda existam empresários que temem tratar de sua sucessão pelo simples fato de pensar que as mulheres da família – esposa, filhas e netas –  não têm competência para assumi-los? E os que vendem suas empresas pela mesma razão?"


Quando mais de 60% de mulheres estudam Direito, Economia e Administração, nas escolas mais renomadas do país, esta linha de pensamento só é comparável a uma carreta carregada,  à velocidade de 140 km por hora, vindo em direção a um Fusca. Nos cursos de Engenharia talvez elas ainda não sejam a maioria, concordo.  Mas logo chegarão lá.


Houve um tempo em que as mulheres eram educadas somente para as artes e a cultura.  Daí Anita Garibaldi, Madame Curie, Olivia Guedes Penteado terem sido destaques inéditos e espantosos em seu tempo.


Mas o mundo mudou.  Vemos viúvas herdeiras à frente de gigantes como a Pepsi Co. e outras multinacionais. O machismo dá lugar imediato e definitivo à competência funcional. Desempenho nada tem em comum com sexo.

Mulheres em todo o mundo dão provas de ser mais competentes que os varões de seus clãs. O que falta, ainda, é que alguns homens aceitem para sempre o que é incontestável talvez desde os tempos da Bíblia!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: [email protected] Fone: 43. 8814.1473


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo