Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

MÚSICA AMBIENTE: FAÇA A ESCOLHA CERTA

09 jun 2012 às 16:13
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

ABRAHAM SHAPIRO

Conheço um supermercado que exibe músicas evangélicas em seus alto-falantes internos o dia inteiro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Fui conversar com o proprietário a respeito. Ele remeteu-me à gerência. Tentei expôr o fato de que, numa cidade deste porte e numa loja de produtos não especializados, nem músicas evangélicas, nem católicas, Judaicas ou islâmicas deviam ser empregadas na ambientação. A razão é simples. Os clientes que professam uma religião ou crença diferente, poderão se sentir constrangidos. Muitos deles talvez sejam mais educados do que eu, ou temam que, expressando algo contra aquela opção de fé, sejam partidos ao meio por um raio dos céus. Ficam insatisfeitos, porém, calados.

Leia mais:

Imagem de destaque

Bom humor e negócios combinam?

Imagem de destaque

Diga NÃO à manipulação de pessoas

Imagem de destaque

O único modo correto de corrigir erros e falhas

Imagem de destaque

Esquenta ou esfria? Só depende de onde você vê


A mesma situação caberia também para música sertaneja, clássica ou folclórica.

Publicidade


Que tipo de música deve ser usado no ambiente de uma empresa? Resposta: uma sonoplastia neutra, que não defenda qualquer tendência ou preferência específica. E onde encontrar isto? Os DJ’s – Disc Jockeys – prestam este serviço. E também existem várias emissoras de rádio via Internet que transmitem músicas ambiente, 24 horas, de alta qualidade e são gratuitas. Basta ter um computador conectado à rede.
Duas coisas são importantes na escolha de música ambiente de empresas não segmentadas:


Primeira: O gosto do dono é o único que não deve ser tomado como referência.
Segunda: Nunca acredite que os negócios da empresa irão bem somente pelas músicas cantarem a salvação ou os versos de um livro sagrado o dia todo. Sem a gestão correta, música ou reza alguma fará o efeito que se deseja de qualquer negócio. Não é brincadeira, nem jogo de palavras. É que para muita gente, incluindo eu, ter que se submeter a isto não é nada além da mais autêntica definição de inferno.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: [email protected] ou (43) 8814 1473


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade