ABRAHAM SHAPIRO
Falarei um pouco mais sobre o assunto discorrido ontem.
Eficiência, vista de um ângulo prático, é "a realização de um trabalho com o mínimo de esforço, custo ou desperdício".
Mas em administração, eficiência não assegura o sucesso de negócio algum. Um gestor e sua empresa precisam buscar eficácia. Todos sabem disso. Um modo simples de definir eficácia é "a realização de tarefas que ajudam a cumprir os objetivos organizacionais".
O novo sistema informatizado de programação de horários do Walmart é um exemplo de eficiência e eficácia. Normalmente, um gerente demanda de um dia inteiro para programar os turnos semanais em uma única loja. O novo sistema estabelece, em um só dia, os horários para 1 milhão e 300 mil colaboradores da empresa.
Ele também mede as tendências de vendas e a circulação de clientes em cada loja para que o Walmart possa ter mais funcionários presentes sempre que as lojas tiverem movimento acima do normal.
Testes realizados em 39 lojas indicaram que 70% dos clientes afirmam que o tempo de atendimento nos caixas diminui muito com o uso do programa.
Henri Fayol, que era diretor de uma grande usina de aço na década de 1900, disse algo que pode mudar o pensamento de muita gente que nos ouve agora. Ele falou que "o sucesso de um empreendimento geralmente depende muito mais da capacidade administrativa de seus líderes do que de sua capacitação técnica".
É a mais pura verdade.
Conheço gestores com grande conhecimento e experiência em suas áreas. Invariavelmente, no entanto, é nítido o fato de que o sucesso de suas empresas ocorre em razão de sua capacidade de gerenciar, e quase nunca em virtude de sua habilidade técnica.
Fazer negócios, ler o mercado, compreender as várias situações de ameaças e oportunidades são competências que podem garantir, digamos, 50% do sucesso dos líderes empresariais. A outra metade depende de algo que difere absolutamente de tudo o que se imagina ser razão do bom êxito destes empreendimentos. São as pessoas!
Eficiência, assim, é uma função direta do saber liderar, conduzir e inspirar pessoas.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: [email protected] Fone: 43. 8814.1473