Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

O CHEFE AMIGÃO

26 fev 2012 às 17:28

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

ABRAHAM SHAPIRO

Falemos daquele chefe que tem carência de conseguir a estima dos membros de sua equipe. O sinal que ele emite nestas circunstâncias é claríssimo. Dificilmente ele fará algo para que as pessoas assumam suas responsabilidades. Ele as deixa soltas e transmite aos funcionários não-eficientes a sensação de que está tudo bem. Sabe por quê? Ele busca aprovação. Quer ser visto como bonzinho e ser amado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mas o que ele obtém com isso? Falta de confiança. Neste ambiente de trabalho as pessoas se comportarão sempre desconfiadas.

Leia mais:

Imagem de destaque

Bom humor e negócios combinam?

Imagem de destaque

Diga NÃO à manipulação de pessoas

Imagem de destaque

O único modo correto de corrigir erros e falhas

Imagem de destaque

Esquenta ou esfria? Só depende de onde você vê


Um líder não se preocupa com ser querido. Ele proporciona as condições corretas para o pessoal ser produtivo e lhes comunica tudo de que eles precisam. Por causa disso ele é respeitado. O objetivo é diferente, portanto , o resultado será diferente e melhor.
Na relação líder - subordinado a motivação não resulta do sentimento "eu gosto de você", mas de "eu o respeito". Um é totalmente independente do outro.

Publicidade


Sabe o que o funcionário quer de verdade para se engajar nos processos e se comprometer com a empresa? Ele quer a verdade sobre os fatos e as razões daquilo que lhe é solicitado.


O funcionário quer boa e completa comunicação sobre o que está acontecendo com ele e com a equipe que integra. Ele espera ansiosamente por feedbacks positivos e negativos, já que qualquer feedback é melhor do que nenhum.

Publicidade


Último ponto importante: promessas cumpridas têm efeito milagroso sobre a estima do funcionário por seu superior. Se o chefe diz: "Volto a falar com você sobre isto na próxima semana" e realmente o faz, a relação entre eles terá motivações poderosas de confiança e compromisso. As pesquenas promessas quando cumpridas são importantes sinais de que há valores e princípios que regem a equipe.


Todo líder sabe que não será estimado por todos. Ele é pago para liderar, e não para criar amizades. Valorizar a animação e o otimismo é positivo. Mas não é sinônimo de ser amigão de todo mundo.


______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: [email protected] ou (43) 8814 1473


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo