Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

O CONCEITO DE GESTÃO

24 mar 2013 às 11:29

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

ABRAHAM SHAPIRO

Peter Drucker, o pai da administração moderna, fez uma advertência seríssima a respeito dessa moda de liderança que ronda o mundo empresarial de hoje. Eu já o mencionei anteriormente. Mas há necessidade de relembrar as palavras do sábio Drucker:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Permita-me dizer com toda a sinceridade: não acredito em líderes. Toda essa conversa sobre liderança é uma bobagem perigosa."

Leia mais:

Imagem de destaque

Bom humor e negócios combinam?

Imagem de destaque

Diga NÃO à manipulação de pessoas

Imagem de destaque

O único modo correto de corrigir erros e falhas

Imagem de destaque

Esquenta ou esfria? Só depende de onde você vê


E ele conclui mostrando que toda empresa precisa de gestores, e não de líderes.

Publicidade


O que é um gestor?


Quatro trabalhadores podem fazer seis unidades de um produto durante um turno de oito horas sem um gestor. Com a contratação de um gestor para administrá-los, eles agora produzirão 8, 9 ou até 10 unidades, no mesmo turno.

Publicidade


Gestão é a arte de fazer as pessoas serem mais eficazes, e a ciência de como fazer isto. Não se trata de um jogo de adivinhação, mas de método organizado e mensurável. Para isto, existem quatro princípios básicos sobre os quais se fundamenta a gestão. E eles são?


1. Planejar,

Publicidade


2. Organizar,


3. Dirigir e

Publicidade


4. Controlar.


No curto e médio prazos, qualquer pessoa deve almejar tornar-se gestora, e não líder. Por quê? O conceito de liderança é demais amplo, e repleto de imagens erradas ou deturpadas advindas do cinema ou da própria história universal.

Publicidade


A gestão, não. Ela segue regras e procedimentos com o objetivo de produzir mais e melhor.


Esta facilidade com que se fala em liderança ilude as pessoas simples. Aí, aparecem espertinhos bem vestidos, mencionando passagens de livros, dizendo-se "formadores de líderes", catam o dinheiro dessa gente e prosseguem sua rota um pouco mais ricos.

Publicidade


Não existe curso que faça líderes. Uma boa dica de liderança é: estude muito, submeta-se a viver boas experiências no trabalho e nos relacionamentos, e esforce-se para pôr tudo em prática.


Formar um só líder empresarial consiste num trabalho de décadas. Curso algum pode fazê-lo em dois dias ou em uma semana.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: [email protected] ou (43) 8814 1473


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo