Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

O DILEMA MAIOR DA GESTÃO

24 mar 2013 às 11:49

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

ABRAHAM SHAPIRO

A vida é feita de dilemas. E neste detalhe, a empresa imita a vida.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Um gestor eficaz não fará outra coisa senão manter o pensamento claro diante dos dilemas de sua empresa o tempo todo. Centralizar ou descentralizar a administração? Assumir uma estrutura funcional ou baseada em processos? Focar o indivíduo ou a equipe?

Leia mais:

Imagem de destaque

Bom humor e negócios combinam?

Imagem de destaque

Diga NÃO à manipulação de pessoas

Imagem de destaque

O único modo correto de corrigir erros e falhas

Imagem de destaque

Esquenta ou esfria? Só depende de onde você vê


De todas escolhas a serem feitas, a falta de clareza sobre o modelo de gestão da empresa é um dos problemas que quase sempre levam a uma decisão errada. Mas parece que os executivos dão pouca atenção a isso.

Publicidade


Centralizar ou descentralizar? Difícil responder. Especialmente quando se veem fatos curiosos, como aquele rapaz inteligente e prestativo que, enquanto gerente, reclamava da falta de autonomia imposta por seu diretor, das decisões centralizadas, e da distância que o chefe mantinha das situações reais de sua área. O tempo passa. E certo dia, quando este gerente se torna diretor, o que se vê? Um chefe que se esqueceu de sua antiga experiência. Ele agora repete com a mesma força, ou até mais severamente, a centralização de que reclamava antes.


É certo que não existe um modelo único e ideal de gestão. A escolha vai depender das premissas dos sócios ou do grupo diretivo, da estratégia de negócio, das vantagens competitivas, das possibilidades de se ter um respeitável sistema de acompanhamento e..., de controle, é óbvio.

Publicidade


No entanto, cabe pontuar que toda centralização produz uma estrutura relativamente pesada. Os centros corporativos tornam-se maiores do que deveriam ser – e mais ineficientes também.


Assim, o desafio de todo dirigente está em identificar com clareza a hora de fazer o movimento oposto ao corrente para reequilibrar sua organização.


Mas ele precisa ter diante de si – todo o tempo – que a pior alternativa, especialmente frente a um dilema, é não ser capaz de discernir no devido tempo qual modelo organizacional é capaz de sustentar a construção do futuro de que a empresa precisa.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: [email protected] ou (43) 8814 1473


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo