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O PROCESSO DE REAÇÃO A MUDANÇAS

26 fev 2012 às 17:25

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ABRAHAM SHAPIRO

As pessoas temem mudanças. De certo modo todos somos assim. Primeiro detestamos ter de entrar na piscina com água fria. Depois, detestamos ter de sair de lá.

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Gerentes precisam ter desenvolvida a habilidade de motivar as pessoas quando mudanças são adotadas. Quando motivadas, elas diminuem sua resistência. Mas o que ocorre é que – como sempre – poucos gestores estão aptos ou se dedicam a conhecer as pessoas a ponto de ser bons motivadores. Em vez disso, agem como babás, resolvedores de problemas e bombeiros; ou seja: são preparados para lidar com bebês, com problemas triviais e incêndios.

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Conhecer o caráter das pessoas é coisa sobre a qual somente gestores excelentes se debruçam – seja estudando um bom livro a respeito ou lendo revistas especializadas. Isso ajuda demais, pois, em matéria de mudanças, por exemplo, existe uma sequência típica de reações psicológicas que em geral acontecem. Entendê-las é a chave para sintonizar a equipe, e a si mesmo, aos benefícios reais do "novo".

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Vamos ao processo:


Primeiro as pessoas negam. É quando dizem: "Essa mudança não é nada boa. É prejuízo geral à empresa".

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Em seguida, elas resistem. A fala típica dessa etapa é: "Eu é que não vou me meter com isso!"


Depois, elas pensam um pouco, refletem, e assumem uma postura de utilidade. É quando passam a dizer: "Como posso fazer essa mudança trabalhar a meu favor?"
Por fim, chega o momento da aceitação: "Ah, tá! Descobri como isso pode funcionar para mim e para os demais! É bom!"

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As equipes levam muito tempo para passar pelos três primeiros estágios do processo.
Os chefes mais comuns percebem que seu pessoal é contrário à mudança e acabam se identificando com a resistência, simpatizando com o protesto e admitindo que mudar é mesmo um aborrecimento.


No entanto, vivemos num mundo onde conviver e processar mudanças positivamente não é opcional. Peter Drucker comentou isso em um de seus livros, quando disse: "Toda organização precisa estar preparada para abandonar tudo o que faz para sobreviver no futuro".


Quem não está preparado para mudar, deve aprender rápido a viver fora do cenário.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: [email protected] ou (43) 8814 1473


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