ABRAHAM SHAPIRO
Clientes são muito exigentes. Se você não os agrada, eles não gostam de você e vão embora.
A maioria dos clientes sabe o que quer. Quando mal servidos, simplesmente não voltam.
Alguém me disse:
- "Fui sorridente, otimista e o cliente não reconheceu isso".
E eu respondi:
- "O que as pessoas querem é atendimento. Não adianta apenas falar bonito ou sorrir. Mais que isto é ser sincero. A propósito, esta é a primeira lição do relacionamento com o cliente".
Pense bem. Suponhamos que você queira comprar um terno. Vai a uma loja, experimenta um modelo, prova outro e um terceiro fica desajeitado, você parece um palhaço dentro dele. O que você deseja? Que o vendedor diga: "Maravilhoso. Ficou uma beleza. Está perfeito."? Certamente não. Você quer que ele seja sincero.
Portanto, não afirme, por exemplo, que o bacalhau demora só um pouquinho para ser servido, se vai levar mais de 45 minutos. Não diga que o pedido chegará em dois ou três dias após seu registro no sistema, quando a produção consome uma semana para expedi-lo.
Em todo lugar – bancos, lojas, hotéis, ao telefone – as pessoas querem a verdade. Portanto, quem atende deve ser sincero com o cliente e não enganá-lo só para manter as aparências ou o status de boa empresa.
Sorriso e cordialidade são temperos. Dão equilíbrio ao relacionamento. Sendo educado e bem polido, você jamais dará uma resposta grosseira como naquele restaurante em que o freguês diz:
- "Garçom, esta galinha que você me serviu tem uma perna mais curta".
O atendente, sincero e espontâneo responde:
- "E daí? O senhor vai comer a galinha ou quer dançar com ela?"
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: [email protected] ou (43) 8814 1473