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PRODUTOS, QUALIDADE E SUCESSO NOS NEGÓCIOS

20 nov 2011 às 15:41

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Artigo publicado no
jornal FOLHA DE LONDRINA, em 14/11/2011, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em
Empregos e Concursos


ABRAHAM SHAPIRO


É interessante como varia o padrão estético dos negócios de cidade para cidade. A
poucos quilômetros de distância variam o referencial e a percepção de beleza tanto no
arranjo de espaços quanto na oferta de produtos, edificações, atendimento e, como é
de se prever, também nos resultados obtidos.


São Paulo, por exemplo. Organização, marcas, ambientação, e oferta de produtos
respeitam linhas internacionais. Uma loja paulistana de nível nada deve às de Nova
Iorque, Londres ou Beverly Hills.

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Londrina também surpreende positivamente. Respeitadas as proporções de
distribuição de renda local e capacidade de investimento, o comércio guarda uma
respeitável relação de ambiente e oferta de produtos com grandes cidades. Destacam-
se os setores de alimentos, bebidas e modas. Há capitais importantes do país que não
se equiparam a Londrina.

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Já não é o que se observa em cidades menores. E nada tem a ver com o montante de
investimento. É curioso. Mesmo consumindo pequenas fortunas, o que resulta é quase
sempre um quadro fraquérrimo na qualidade de produtos e atendimento.

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Constatei na prática, dia desses. Entrei numa grande padaria e confeitaria de uma
cidade próxima a Londrina. Arquitetura moderna, espaços dimensionados, lay out de
balcões, geladeiras e mesas belíssimo. Atendimento? Miserável. Produtos? Grosseiros e
mal elaborados. Preços? Nas nuvens. Presunçosos.


Os investidores, no mínimo, são daquele tipo que associa glamour a "enfiar a faca no
cliente", e não a benefícios reais e diferenciação. "Ruinzinho, mas espertinho" é o
resumo da ópera. Se eu não conferisse a conta do café horrível com nome francês de
que consumi menos da metade da xícara, teria pago o item em duplicidade, pois a
atendente era analfabeta funcional e desconhecia completamente o sistema de
registro de consumo. Bom ou mau? Só sei que lá eu não volto mais! E apesar de não
poder publicar o nome do boteco de luxo, deixo aberto meu e-mail para quem desejar
fazer suas tentativas de adivinhação. Saberei, assim, quem são as pessoas realmente
exigentes de seus direitos.


São estas situações que permitem a qualquer cinquentão – como eu – profetizar com
precisão de horas a bancarrota de um negócio. Bem feito para os teimosos que
desprezam treinamento, satisfação de clientes, propaganda e atitudes que poderiam
salvá-los da desgraça com maior efetividade do que apenas ter dinheiro para manter
suas péssimas empresas de portas abertas.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua
filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos:
[email protected] ou (43) 8814 1473


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