ABRAHAM SHAPIRO
Não sei se você já está trabalhando assim, mas a tendência de um quadro de
funcionários cada vez mais enxuto e competitivo deixou de ser uma opção. É
obrigatório.
Para o funcionário, quase sempre isto significa mais trabalho e maior pressão de metas
e prazos. Empresas organizadas têm metas para tudo: produtividade, resultados,
qualidade e satisfação de clientes. As desorganizadas só têm boas intenções – quando
têm.
O colaborador deve ser continuamente avaliado. Mesmo que ele interprete isso como
pressão. Em minhas consultorias, tenho recomendado a implantação de um kit de
indicadores que medem desempenho sob várias óticas. É um dever da empresa avaliar
para detectar pontos fracos e em seguida mitigá-los com vistas à otimização de
processos. Isto melhora atendimento, eleva a qualidade e diferencia.
É essencial que o funcionário saiba lidar com a pressão. Isto passa pela capacidade de
administrar o tempo, planejar o trabalho, e até pela inteligência emocional. Só os
resilientes sabem usar estes recursos – aquela tão falada capacidade de resistir à
pressão. Portanto, só pessoas experientes são resilientes... ou as bem treinadas.
Quanto menos o funcionário domina a técnica de seu trabalho, menos habilidade ele
terá de trabalhar sob pressão.
As empresas desorganizadas enfrentam crises decorrentes da falta de planejamento.
Carecem de orientação e disciplina básica. Por isso, todos sofrem, e nada se consegue.
A primeira coisa a fazer é estabelecer prioridades. Isso permite concentrar energias
úteis. Faça primeiro o mais importante para que não se torne urgente. Elimine os
‘ladrões do tempo’. Corte o acesso aleatório dos funcionários às redes sociais, ao uso
do MSN para fofocas, e acabe com as reuniões inúteis – aquelas que jogam no ralo
períodos inteiros sem que nada aconteça. Para que servem se não para o chefe
mostrar poder, gritar ou ameaçar, e o pessoal dar boas garagalhadas nas costas por
saberem que é coisa de "cachorro que late, mas não morde"?
Organize a sua empresa. E depois, enxugue o quadro.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua
filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos:
[email protected] ou (43) 8814 1473