ABRAHAM SHAPIRO
O eletricista de manutenção do hospital chega à UTI, olha para os pacientes ligados a
diversos aparelhos e diz em voz alta: "Atenção, pessoal. Estou aqui para trocar um
fusível do painel elétrico. Encham o pulmão de oxigênio e prendam a respiração.
Prometo não levar mais de um minuto para religar a energia".
Se isso acontecesse, o tal eletricista com certeza acabaria preso. Mas há uma lição
importante por trás dessa simples anedota. Nem sempre é possível usar a mesma
solução para diferentes problemas.
Todos nós temos a tendência de pensar que o que é bom para isso, também o será
para aquilo. Se aqui funciona, lá também deverá funcionar. Talvez daí venha o péssimo
hábito da automedicação ou de receitar um remedinho para alguém que descreva
sentir a mesma dor que um dia sentimos.
Em negócios, ter consciência de espaço e tempo é imprescindível. Nenhum problema
pode ser resolvido sem que a toda a estrutura da empresa seja levada em
consideração. E não é por ter funcionado na empresa A que um determinado modelo
será bom para a empresa B. Cada caso é um caso. Sempre.
Nos negócios e na vida comprar-se aos outros pode ser um erro incorrigível. O correto
é entender como é o seu próprio negócio e suas potencialidades – refiro-me a quando
crescer, como abordar melhor o mercado, como fidelizar ou resgatar clientes etc.
Se você se julga limitado para chegar a estas análises, contrate profissionais que o
ajudem – uma consultoria, por exemplo.
Pense e responda: se um médico lhe dissesse que você sofre de um mal incurável, o
que faria? Tenho certeza que buscaria uma segunda opinião, não? Ora, se é assim com
coisas ruins – como uma grave doença, D-us nos livre – mais ainda devemos buscar
segundas e terceiras opiniões para coisas boas – como os assuntos da empresa.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua
filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos:
[email protected] ou (43) 8814 1473