12/08/20
30º/15ºLONDRINA
Thiago Caversan Antunes
Thiago Caversan Antunes
29/07/2016 - 11:00
Imprimir Comunicar erro mais opções
Olá, pessoal!
Tudo bem?
O post de hoje inaugura uma nova seção do blog (ao lado das receitas e das resenhas)!
"Segredos de Liquidificador" (a denominação foi sugestão do Guarabyra, a quem agradecemos e conferimos os créditos) vai se dedicar a dar dicas interessantes para quem gosta do universo gastronômico! Aqui, vamos falar de técnicas, ingredientes e tudo mais!

Para iniciar, vamos falar um pouquinho sobre cooktops e panelas de barro!
Pois então: você sabia que não pode usar qualquer tipo de panela, indistintamente, no seu cooktop?
Eu também não sabia, até bem recentemente, quando estava preparando essa bela peixada aí!


No meio do preparo, com um estouro, o vidro do cooktop se estilhaçou inteiro, e espalhou cacos por uma área bastante considerável!
Por sorte, a Laura (minha filhinha, de sete meses) não estava muito perto do fogão naquele momento!



A minha primeira reação foi ficar bem bravo com a fábrica - no caso, a Tramontina!
Aproveitando que aqui em Londrina tem uma loja da Tramontina, já no dia seguinte, no início da manhã, eu estava lá para tentar verificar a possibilidade de trocar apenas o vidro, e também para tentar entender o que tinha acontecido.

Para minha surpresa, quando bati o olho no primeiro cooktop em exposição já vi esse adesivo, que avisa que as panelas de barro não são permitidas para esse tipo de fogão, dessa marca, pelo menos.


O que acontece é que a panela de barro demora muito para aquecer, e enquanto isso o vidro temperado fica superaquecido e acaba não resistindo a temperatura. Você pode até conseguir usar a panela de barro (ou outra panela refratária, como a de pedra sabão, por exemplo) uma ou outra vez; mas existe uma chance muito grande de acabar dando problema.

Aliás, há estatísticas segundo as quais algo em torno de 98% dos problemas com vidros de cooktops seriam devidos à utilização de panelas inadequadas, vai vendo!

E vale a pena mencionar que é importante você procurar dar uma olhada no manual de instruções do seu próprio cooktop. Hoje em dia é fácil encontrar esses manuais pela internet, e as orientações variam consideravelmente de uma marca para outra (inclusive a respeito das panelas que podem ser utilizadas)!

Eu também acabei descobrindo que, no caso do meu próprio cooktop, é possível trocar só o vidro, mas que isso, na maior parte das vezes, demora, e representa uma diferença tão pequena de preço para um novo que acaba não compensando, dá para acreditar?

Pois é!

Neste caso, o meu prejuízo pessoal foi de mais de R$ 500,00; e eu ainda precisei ficar feliz por ter aprendido essa lição sem que ninguém em casa se machucasse - e também sem que a minha panela de barro, de Goiás, presente de uma grande amiga, sofresse qualquer avaria!

A panela vai continuar garantindo boas peixadas; mas, nas próximas vezes, ela vai é para o fogão comum lá do fundo, mesmo!

Espero que o post seja útil para evitar que outras pessoas tomem o mesmo susto que eu tomei!
E vamos que vamos!
Para ver nossas receitas e resenhas, dê uma olhada no nosso índice, e também curta nossa fanpage para ficar sempre a par das novidades que trazemos para cá, além de outras notícias e curiosidades que compartilhamos apenas por lá mesmo!
E estejam todos sempre convidados a participar!
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"
COMENTÁRIOS
Heloisa
Prezados pena que não li esse post antes esse fim de semana aconteceu a mesma coisa comigo só que era um Cooktop Philco . A foto é idêntica ao que aconteceu comigo e o prejuízo foi oMesmo .. mas não tinha o selo de aviso como no da Tramontina. Então aviso geral : panela de barro , ferro ou pedra sabão NÃO PODE !!! se não vai estourar , só questão de tempo ! Obrigada a todos ; vivendo e aprendendo!
(1) - 16/02/18 16:19:50
Ilma
Caramba ainda bem porque eu quero comprar uma panela de barro mas não sábio q o koctop não aguentava e já tenho o meu a anos
- 14/05/17 20:22:43
Ricardo
Aconteceu a mesma coisa comigo, mais o meu e da marca Fischer, já tinha usado outras vesses a panela de barro e para minha surpresa esse final de semana fomos usar de novo, ate por que não sabia que não podia usar essas panelas o meu fogão quebrou todo o vidro. Fica a dica ..
(1) - 03/04/17 14:59:26
luiza
Boas dicas!
- 26/10/16 18:00:11
COMENTE ESTE POST

 Caracteres restantes : 2000
Thiago Caversan Antunes
 
Paulista radicado em Londrina desde o ano 2000. Graduado em Direito, especialista em Direito Civil e Processo Civil e mestre em Direito Negocial. Professor universitário e advogado. Autor de diversos artigos e capítulos de livros. Tem a gastronomia como hobby, e criou, em 2012, com a colaboração de sua companheira, Dani Manfiolli, o blog "Cozinha do Virgulino", onde divulga receitas explicadas "passo a passo" e resenhas sobre bares, restaurantes, vinhos, ingredientes e técnicas culinárias.



ARQUIVO
Mês
Ano
AVISO: Opiniões e informações contidas nos blogs hospedados nesta plataforma são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem os valores do Portal Bonde.
 
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados