12/08/20
30º/15ºLONDRINA
PUBLICIDADE
Thiago Caversan Antunes
Thiago Caversan Antunes
05/01/2018 - 16:30
Imprimir Comunicar erro mais opções
Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje é de um tender!
O tender é, no fundo, um pernil defumado de porco - uma espécie de presunto, no final das contas.
Você, geralmente, pode comprar tenders já desossados (chamados, muitas vezes, de "bolinha), pré cozidos e temperados - mas também pode conseguir tenders ainda com osso (o que deixa a carne mais suculenta) e fazer o seu próprio tempero.
Hoje ensinamos como preparar o tender bolinha no forno, acompanhado de um molho especial, que garante um contraste interessantíssimo de sabores.
A boa notícia é que, nessa época do ano, passadas as festividades de natal e réveillon, você encontrará tenders com excelentes preços sem muita dificuldade.
Vamos lá!

Ingredientes:

1 tender
600ml de suco de laranja
1 colher de gengibre fresco ralado finamente
2 colheres (sopa) bem cheias de açúcar
5 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
15 cravos da índia
suco de 1 limão
casquinha de 1/2 limão (apenas a parte verde, fatiada finamente) ferventada

Modo de Fazer:

Coloque todos os ingredientes, com exceção do tender, em uma panela (preferencialmente que não seja de alumínio, nem de ferro, para preservar a cor), e deixe ferver, mexendo às vezes, até "dar ponto". Reserve.

Faça cortes superficiais no tender, para formar quadrados de aproximadamente 1cm de lado. Coloque em uma travessa ou assadeira não muito grande, envolto em papel alumínio. Adicione o molho e feche (você pode fazer uma "tampa", para facilitar depois). Leve ao forno pré-aquecido em fogo médio-baixo, por 40 minutos; vire o tender e deixe no forno por mais 20 minutos.

Tire o tender do forno e recolha o molho na "trouxinha" de papel alumínio. Fatie o tender e sirva acompanhado do molho.

Você também pode decorar o tender fatiado com frutas em calda, ou com tomates ao forno, por exemplo.


É isso aí, pessoal!
Você pode substituir o açúcar do molho por mel também, e fica bastante interessante.
Também é possível testar ervas aromáticas nesse molho (como alecrim, por exemplo).
Uma dica importante (e que serve para muitos pratos) é a seguinte: você deve sempre utilizar o lado "espelhado" do papel alumínio para dentro, deixando a parte "fosca" para fora. Isto, porque o lado "espelhado" ajuda a concentrar o calor lá dentro do embrulho.
Como sempre, estão todos convidados a participar.
Para ver outras receitas e resenhas, dê uma olhada no nosso índice, e também curta nossa fanpage para ficar sempre a par das novidades que trazemos para cá, e de outras notícias, sugestões e curiosidades que compartilhamos diariamente apenas por lá mesmo.
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"
COMENTE ESTE POST

 Caracteres restantes : 2000
Thiago Caversan Antunes
 
Paulista radicado em Londrina desde o ano 2000. Graduado em Direito, especialista em Direito Civil e Processo Civil e mestre em Direito Negocial. Professor universitário e advogado. Autor de diversos artigos e capítulos de livros. Tem a gastronomia como hobby, e criou, em 2012, com a colaboração de sua companheira, Dani Manfiolli, o blog "Cozinha do Virgulino", onde divulga receitas explicadas "passo a passo" e resenhas sobre bares, restaurantes, vinhos, ingredientes e técnicas culinárias.



ARQUIVO
Mês
Ano
AVISO: Opiniões e informações contidas nos blogs hospedados nesta plataforma são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem os valores do Portal Bonde.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
 
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados