Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Vinho Fortediga Cabernet - Syrah 2008

20 jul 2016 às 10:43
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Olá, pessoal!
Tudo bem?
O post de hoje é mais uma resenha sobre um vinho que nos agradou bastante, o Fortediga Cabernet - Syrah 2008.


Esse vinho é produzido pela vinícola Fortediga, localizada na região da Toscana, na Itália. Além disso, para falar a verdade, não conseguimos lá muita informação sobre a vinícola, além do fato de que trabalha com cinco rótulos, que traduzem diferentes blends (três tintos e dois brancos).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Diversamente do que você poderia imaginar na primeira espiada no rótulo, o Fortediga Cabernet - Syrah 2008 é um blend de três uvas: a Cabernet Franc (30%), a Cabernet Sauvignon (30%) e a Syrah (40%). A fermentação ocorre em tanques de aço inoxidável, e 50% do vinho passa, posteriormente, por barris de carvalho, por 5 meses, antes do envasamento.

Leia mais:

Imagem de destaque

Macarrão com Shimeji e Ervilha

Imagem de destaque

Caipirinha

Imagem de destaque

Sunomono

Imagem de destaque

Tender ao Molho de Laranja


A Cabernet Franc e a Cabernet Sauvignon são uvas originárias da França (aliás, são duas das seis variedades permitidas para vinhos que ganham a denominação Bordeaux, ao lado de Merlot, Malbec, Carmenère e Petit Verdot). A Cabernet Franc é conhecida por ser mais leve, ter taninos mais redondos, e por ter aroma de frutas negras maduras e especiarias. Há quem defenda que essa uva, na realidade, teria origem no País Basco, e que teria sido levada à França por padres, mas não há consenso a este respeito. A Cabernet Sauvignon é a uva vinífera mais difundida no mundo, e muitas vezes é chamada de "a rainha das uvas". É o resultado do cruzamento entre a Cabernet Franc e a Sauvignon Blanc, e rende vinhos potentes, com taninos marcantes e aromas complexos que vão desde frutas negras e vermelhas frescas ou em compota, até azeitona e pimentão, por exemplo.

Publicidade


A Syrah é uma uva originária da região do Vale do Rhône, na França, que acabou se adaptando bem em muitas outras regiões do mundo - inclusive na América do Sul, especialmente no Chile e na Argentina, onde tem produzido vinhos com taninos potentes e acidez pronunciada. É, muitas vezes, utilizadas em blends (principalmente com Malbec, na Argentina, e com Cabernet Sauvignon, na Austrália, onde ganha o nome de Shiraz).
Quanto ao vinho, em si, vale dizer o seguinte: com quase 10 anos, dá para arriscar dizer que ele já passou pelo seu auge, mas continua, ainda, proporcionando uma experiência bastante interessante.


A nossa modesta opinião foi a seguinte: trata-se de um vinho realmente surpreendente pelo preço. Tem uma cor bonita, aroma de frutas negras e, no paladar, apresenta um bom equilíbrio entre frutas e madeira (e esta é, na nossa percepção, a sua maior virtude). A acidez é bem controlada, e os taninos são marcantes, mas redondos. A persistência também é boa. É um vinho ideal para dias mais frios.

Publicidade


Para a harmonização, sugere-se carnes vermelhas (principalmente as grelhadas) e queijos de meia cura.


É isso aí, pessoal!
Como sempre, estão todos convidados a participar.
Para ver outras resenhas sobre vinhos e lugares, e também para conhecer nossas receitas, dê uma olhada no nosso índice. Também curta nossa fanpage, para ficar sempre a par das novidades que trazemos para cá, além de outras várias notícias e curiosidades que compartilhamos apenas por lá mesmo. Hoje, por exemplo, compartilhamos lá uma dica importante de segurança sobre o uso de cooktops! Vale a pena conferir!
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade