Vinte alunos das turmas vespertinas da Escola Municipal Brás Bispo de Oliveira, do distrito de Moenda, zona rural de Presidente Tancredo Neves (BA), 251 quilômetros a sudoeste de Salvador, sofreram sintomas de intoxicação na tarde de quinta-feira (6).
Os pacientes, crianças e adolescentes de entre 11 e 15 anos, relataram ter sofrido dores abdominais e de cabeça. Alguns tiveram formigamentos nos membros posteriores, tremores e dificuldade para respirar. A maioria foi medicada e liberada. Três dos alunos passaram a noite internados no Hospital Luís Eduardo Magalhães, mas já receberam alta.
Os sintomas são semelhantes a outros oito casos registrados no município ontem, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, sem que tenha sido detectada a causa. Foi descartada apenas a hipótese de intoxicação alimentar - ontem, a escola não serviu merenda. Segundo informações da secretaria, foi coletado material dos infectados para que seja determinado o motivo da intoxicação. A principal suspeita é que as vítimas tenham entrado em contato com algum agrotóxico aplicado nas lavouras da região, pela água ou pelo ar.