30/03/20
32º/19ºLONDRINA
|
Embarcação deve atracar hoje

Anvisa descarta suspeita de coronavírus em navio no Porto de Santos

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) descartou a presença de casos suspeitos de coronavírus no navio Kota Pemimpin, que deve atracar hoje (17) no Porto de Santos (SP). Na última sexta-feira (14), a embarcação, de bandeira chinesa, encaminhou, como parte da documentação necessária para aportar, o livro médico de bordo. Entre os registros, há o de dois tripulantes que tiveram sintomas gripais durante a viagem, com tosse e dor de garganta.

Divulgação/Josué Damacena
Divulgação/Josué Damacena


A agência informou, no entanto, que, "até o momento, não há nenhum motivo para preocupação”. Apesar de os casos não serem tratados como suspeitos da doença, será feita uma avaliação no navio por uma equipe da Anvisa, do Ministério da Saúde e da vigilância epidemiológica do estado de São Paulo e do município de Santos. Serão observadas as condições clínicas da tripulação.

"É importante esclarecer que o Porto de Santos dispõe de um plano de contingência para eventos de interesse em saúde pública, que poderá ser acionado caso seja identificado algum risco sanitário ou epidemiológico em qualquer embarcação que atraque”, acrescenta o comunicado da Anvisa.

CASOS INVESTIGADOS NO BRASIL

Na última sexta-feira (14), o Ministério da Saúde informou que investiga quatro casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus no Brasil. Das quatro pessoas ainda sob suspeita de ter o vírus, cujo epicentro ocorreu na cidade chinesa de Wuhan, há uma criança de 2 anos, um adulto de 56 anos e duas pessoas na faixa dos 20 anos. Duas pessoas são do sexo masculino e duas são mulheres. Todos têm histórico de viagem à China, mas não a Wuhan.
Agência Estado
Conteúdo relacionado:
Veterinária explica
Saiba se cães e gatos podem contrair coronavírus
Novos estudos
Cientistas britânicos começam a testar vacina do coronavírus em ratos
Considerado como herói
China abre inquérito após morte de médico que fez alerta do coronavírus
Continue lendo
Obituário
Falecimentos dos dias 29 e 30 de março de 2020 em Londrina e região
30/03/2020 07:16
Nem a profissão bate!
Fake news "do borracheiro" é usada para desacreditar números de coronavírus
29/03/2020 17:54
Na segunda
Imagem original de Nossa Senhora Aparecida é retirada para oração
29/03/2020 14:45
Economia
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.247 da Mega-Sena
29/03/2020 14:21
86 no Estado
Jovem de 26 anos morre de Covid-19 em São Paulo
29/03/2020 12:48
Veja mais e a capa do canal