24/11/20
PUBLICIDADE
Entenda

Artigo assinado em coautoria com Moro tem acusação de plágio, e ex-ministro pede desculpas

Um artigo acadêmico assinado em coautoria com Sergio Moro, ex-ministro da Justiça, foi publicado na revista de uma universidade de Curitiba com trechos copiados do texto escrito por um advogado e veiculado pelo site ConJur, especializado em notícias jurídicas.

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência <a href='/tags/brasil/' rel='noreferrer' target='_blank'>Brasil</a>


Após a acusação de plágio, a advogada Beathrys Ricci Emerich, mestranda da Unicuritiba, instituição da qual Moro é professor, assumiu ter sido a responsável pela cópia e disse ter cometido um "erro metodológico" por não ter feito citações. O ex-ministro e ex-juiz da Lava Jato, que assina junto com ela, pediu desculpas "pelo inconveniente".

O trabalho publicado em uma revista da universidade fala sobre a lavagem de dinheiro do crime organizado por meio de pagamento de advogados.

O texto do qual trechos foram copiados é assinado pelo advogado Marcelo Augusto Rodrigues de Lemos, com o título "O aviltamento do livre exercício da advogacia em tempos de crise". A informação foi revelada pelo site Metrópoles na sexta (26).

Em nota, o ex-ministro Sergio Moro afirmou que o artigo foi escrito em coautoria acadêmica e que a redação foi feita pela orientanda.

"Infelizmente, ela cometeu um erro metodológico ao utilizar dois pequenos trechos sem citar o autor", diz Moro.

Ele afirma que o artigo já foi retirado do site da revista, que a advogada reconheceu o erro e pediu desculpas ao autor do texto. "É o trabalho de uma aluna de pós-graduação que cometeu um erro e já o corrigiu, o que é louvável", afirma.

Depois de revelado o caso, Beathrys Ricci Emerich fez uma nova versão do artigo, na qual dá os créditos a Lemos em trecho que havia sido copiado. Na introdução do texto, também modificada, a advogada assume a responsabilidade pela cópia.

"Aproveito a oportunidade para iniciar este trabalho retratando-me, juntamente com o meu coautor, sr. Sergio Moro, pelo erro metodológico que cometi, ao omitir inadvertidamente no presente estudo as referências à citação de um parágrafo do artigo científico de autoria do ilustre jurista, Dr. Marcelo Augusto Rodrigues de Lemos", afirma.

"A mencionada citação está devidamente corrigida metodologicamente, mediante a inclusão da referência em nota de rodapé. Além de pedir desculpas ao nobre jurista pelo ocorrido, declaro que as suas ideias sobre o presente tema inspiraram-me na elaboração deste artigo científico", completa na nova versão do artigo.

Em nota, Beathrys reafirma a autoria do artigo. "Reconheço a falha não intencional, mesmo porque não havia motivos para não citar o autor, tendo em vista que o trabalho citou mais de 20 outros autores."
Folhapress
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Fraudes

'Professora' que apresentou atestado e diploma falsos em Rolândia tem bens bloqueados

24 NOV 2020 às 11h36
Negócios locais

Shopping de Londrina anuncia sete novas atividades nas suas dependências

24 NOV 2020 às 11h21
86 anos

Aniversário de Londrina terá iluminação especial em prédios históricos

24 NOV 2020 às 10h24
Obras na cidade

Revitalização do Bosque de Londrina deve começar em janeiro

24 NOV 2020 às 10h01
Acidente fatal

Caminhoneiro morre em tombamento de bitrem na PR-435

24 NOV 2020 às 09h45
PR-445

Acidente entre carro e caminhão deixa mulher ferida na zona sul de Londrina

24 NOV 2020 às 09h22
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados