Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Quaresma

Campanha da Fraternidade de 2024 propõe a paz e o diálogo

Pedro Marconi - Grupo Folha
14 fev 2024 às 15:30
- Pedro Marconi
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

É a partir de um conceito apresentado pelo Papa Francisco em uma encíclica publicada em 2020, a Fratelli Tutti, que a Igreja Católica no Brasil vai trabalhar este ano a Campanha da Fraternidade, que começou oficialmente nesta quarta-feira (14) de Cinzas, data que também marca o início da Quaresma. 


O tema escolhido pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) para a campanha é Fraternidade e Amizade Social, tendo como lema para iluminar as reflexões o versículo bíblico do livro de Mateus: “vós sois todos irmãos e irmãs”.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A ideia é de que a cultura do encontro seja promovida e incentivada. “Hoje percebemos uma inimizade presente na sociedade. As divisões muitas vezes nos atrapalham, as polarizações, são o sinal de que não nos consideramos verdadeiramente irmãos. Amizade social é um problema para a Igreja, mas também para os nossos governos, que têm que trabalhar esta questão com justiça e paridade”, destacou o arcebispo da Arquidiocese de Londrina, dom Geremias Steinmetz, que também falou da necessidade de “construir pontes” para se chegar a paz.

Leia mais:

Imagem de destaque
Cultura de inverno

Trigo começa a ganhar a paisagem nos campos na região Sul do Brasil

Imagem de destaque
Alerta

Quedas causaram internação de mais de 34 mil crianças no Brasil em 2023

Imagem de destaque
Delivery

Vapes são vendidos no iFood e no Rappi, apesar de proibição da Anvisa

Imagem de destaque
Dia Nacional

Informalidade de trabalhadoras domésticas aumentou após pandemia


O despertar para o valor da fraternidade e da paz entre as pessoas, sejam elas cristãs ou não, deverá ser trabalhado pelas próximas quatro semanas nas atividades das paróquias e comunidades. 

Publicidade


“São as homílias, tudo que é tradicional na Igreja (precisa falar sobre este tema), por exemplo, a Via Sacra, a procissão e a missa penitencial. Temos que falar sobre a campanha da fraternidade para que as pessoas possam, de fato, compreender qual é o problema que nos atinge”, pontuou.


A campanha - que foi apresentada à imprensa londrinense durante coletiva nesta quarta - é promovida anualmente pela CNBB há seis décadas, com a 60ª edição em 2024. Cada ano um tema diferente é proposto. 

Publicidade


“Já refletimos sobre a fome, a Amazônia, os encarcerados. O tema deste ano nos convida a refletir sobre nós, nossas atitudes, posturas. Mudando a nossa atitude vamos mudar com os outros. Nunca foi tão premente olhar para dentro de nós mesmos. É um chamado para mostrar que pensar diferente não nos torna inimigos”, frisou.


No Domingo de Ramos, que é um fim de semana antes da Páscoa, será feita a coleta nacional, em que as fiéis poderão doar durante as missas valores que vão ser convertidos a projetos sociais que vivem a amizade social a partir das ações. A destinação dos recursos será feita por intermédio da Cáritas.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Campanha da Fraternidade deste ano propõe a paz e o diálogo
“Vós sois todos irmãos e irmãs” é o lema da reflexão que é realizada anualmente pela Igreja Católica no Brasil durante a Quaresma
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade