Pesquisar

Canais

Serviços

- Pixabay
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Relembre o caso

Cervejaria Backer é multada em R$ 5 milhões depois de processo

Redação Bonde com Agência Brasil
06 mai 2022 às 08:37
Continua depois da publicidade

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) divulgou nesta quinta-feira (5) que condenou a Cervejaria Backer com multa de R$ 5,09 milhões, além de inutilização dos produtos apreendidos e interdição parcial do estabelecimento, pelo processo administrativo aberto depois de casos de contaminação de bebidas da empresa que resultaram em dez mortes.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


A situações envolvem o dietilenoglicol e foram descobertas em janeiro de 2020. A fábrica foi interditada naquele mesmo mês.

Continua depois da publicidade


De acordo com o ministério, as infrações foram detectadas pela equipe de auditores fiscais federais agropecuários e as penalidades foram impostas “devido ao estabelecimento ter ampliado e remodelado a área de instalação industrial registrada, sem devida comunicação ao Mapa; deixar de atender intimações, dentre elas a de recolhimento dos produtos; alterar a composição de cervejas sem a prévia comunicação; comercializar cerveja sem devido registro do produto e por produzir, engarrafar e comercializar 39 lotes de cerveja com presença de monoetilenoglicol ou dietilenoglicol”.


A cervejaria trocou o fluido refrigerante por solução hidroalcoólica - que contém água e álcool - e, desde novembro de 2021, vem produzindo cerveja no parque fabril em formato teste.


O Mapa havia autorizado a retomada parcial da produção e comercialização da empresa no mês passado. A liberação, concedida para duas adegas no parque industrial da empresa, segue em vigor.

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade