Duas chuvas de meteoros simultâneas devem acontecer entre terça-feira (29) e a madrugada desta quarta-feira (30). O fenômeno ocorre anualmente e poderá ser visto em todo o Brasil. As informações são do Mensageiro Sideral, da Folha de São Paulo.
Entretanto, é preciso ter paciência e torcer por céu aberto. Não é necessário uso de equipamentos. Conhecidas como alfa-capricornidas e delta-aquáridas do sul, as chuvas atingem seu pico juntas, no dia 29 de julho, e são muito difíceis de distinguir uma da outra. Os radiantes (pontos no céu de onde parecem emanar os meteoros) de ambas são muitos próximos.
Como observar
Leia mais:
Lares no Brasil têm mais cômodos e menos moradores por dormitório
Projeto aprovado na Câmara autoriza investigados por crimes a comprar armas de fogo
Nove em cada dez brasileiros têm acesso à internet em casa
Mulheres vão poder se alistar nas Forças Armadas a partir de janeiro de 2025
Gabriel Hicke, astrônomo da Universidade Federal de Itajubá (MG), afirmou que é preciso uma cadeira e muita motivação para observar o fenômeno. Ele explica que não há uma região específica para apreciá-las e que o ideal é procurar um lugar escuro longe da poluição luminosa das grandes cidades.
As chuvas devem ser melhor visualizadas entre 2h e 4h. Daqui duas semanas, haverá outra chuva de meteoros, porém com a concorrência da Lua cheia, o que deve prejudicar a observação. (Com informações do Mensageiro Sideral).