Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Conheça as novas regras de atendimento no INSS

Redação Bonde com Agência Brasil
04 jul 2022 às 10:56
- Tomaz Silva/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A partir desta segunda-feira (4), quem for às agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) terá novas regras de atendimento. As mudanças abrangem horários de abertura ao público, tipo de agendamento, o direito a acompanhante, a entrega de documentos e a validade de carteiras de identidade antigas.


As mudanças estão na portaria 1.027, publicada na última quarta-feira (29) no Diário Oficial da União. As novas normas oficializam regulamentação feita em agosto de 2021.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
12P/Pons-Brooks

'Cometa do Diabo' poderá ser visto no Brasil neste domingo; veja dicas para observar

Imagem de destaque
Nova Friburgo

Professora grampeia bilhete em uniforme de criança de 5 anos no Rio

Imagem de destaque
A partir de 2025

Rodovias federais vão ter pontos de descanso para motoristas

Imagem de destaque
Acusado de exagerar no currículo

Joel Jota desiste de ser padrinho do Time Brasil nos Jogos de Paris-2024

A partir  agora, as agências deverão funcionar por 12 horas diárias, com o horário de abertura fixado de 6h30 às 10h. Porém, o horário de atendimento ao público em geral deverá começar das 7h às 8h, por seis horas diárias ininterruptas. O horário da tarde será para perícias médicas agendadas e a outros atendimentos internos.

Publicidade


Identificação


A portaria regulamentou ainda identificação para o público externo entrar na agência. O segurado precisa apresentar documento oficial com foto. Doentes e pessoas a partir de 60 anos podem apresentar a carteira de identidade, que deve ser aceita  mesmo com rasuras.

Publicidade


A norma pretende diminuir o número de acompanhantes nos postos de atendimento. Somente segurados com deficiência auditiva vão ter direito de entrar com acompanhante. Nas outras situações, cabe ao servidor responsável pelo atendimento decidir sobre a presença de mais uma pessoa no recinto.


Entrega de documentos

Publicidade


O artigo 24 da portaria dispensa a exigência de procuração nas entregas simples de documentos nas agências do INSS. Entreteanto, a procuração (ou documento legal que comprove a representação) será solicitada se o representante tiver de se manifestar sobre o cumprimento de alguma exigência.


Em processos de justificações administrativas, quando o segurado apresenta testemunhas com valor de prova, a agência deve fornecer um servidor exclusivo para o atendimento. Ao marcar os depoimentos, o funcionário deverá informar se a testemunha depõe por determinação administrativa ou judicial.

Publicidade


Agendamento


A norma retomou o agendamento prévio em quase todas as situações, para atendimento nas agências. O segurado pode agendar a visita no aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135, e receber uma senha ao chegar à agência no dia e na hora marcados. Os casos mais complexos ou que não possam ser resolvidos de forma remota podem ser agendados na Central 135 ou excepcionalmente nas agências, na modalidade “atendimento específico”.

Publicidade


O atendimento específico será autorizado nas seguintes situações:

• Impossibilidade de informação ou de conclusão do pedido pelos canais remotos;

Publicidade

• Quando a Central 135 não puder atender à demanda e houver orientação para que o operador mande o interessado a uma agência;
• Recursos pedidos por empresas
• Pedido de contestação de NTep (Nexos Técnicos Previdenciários);
•  Ciência do cidadão referente à necessidade de inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal);

• Reativação do BPC (Benefício de Prestação Continuada) depois de atualização do CadÚnico;


Desde o início de março, as agências do INSS atendiam o público sem a necessidade de agendamento. Em março de 2020, o atendimento presencial foi suspenso devido à pandemia de Covid-19. No fim de 2020, os postos do INSS voltaram a atender com marcação prévia.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade