Um curto-circuito foi responsável pelo apagão que atingiu 18 Estados brasileiros na noite da última terça-feira, informou boletim publicado esta tarde no site do Ministério de Minas e Energia (MME). Segundo a nota, no dia do blecaute, pouco após as 22 horas, curtos-circuitos próximos à subestação de Itaberá, no interior de São Paulo, provocaram o desligamento de três linhas de alta tensão que transportavam energia da usina de Itaipu e do sistema Sul.
"Com a perda da Usina de Itaipu e do fornecimento da Região Sul, outras usinas também foram desligadas automaticamente na Região Sudeste, a mais afetada por essas ocorrências", explica o comunicado. O MME voltou a ressaltar que a região enfrentava descargas atmosféricas, ventos e chuvas intensas naquela noite. Apesar disso, o ministério afirma que o País não enfrentará problemas de falta de energia no futuro.
O comunicado lembrou que, por orientação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico criou um grupo de trabalho, coordenado pelo MME, para acompanhar a análise das causas do apagão e buscar medidas que "aumentem o grau de segurança e confiabilidade do sistema interligado de fornecimento de energia elétrica".
Leia mais:
Última grande chuva de meteoros de 2024, Geminídeas, será na noite desta sexta
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
Meta, do Facebook, diz que 'nenhuma democracia' tentou impor regra de redes sugerida no STF
Veja calendário de pagamento do abono do PIS/Pasep 2025 proposto pelo governo federal
Está prevista para amanhã a divulgação do Relatório de Análise de Perturbação (RAP), do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), sobre as análises feitas nos aparelhos que medem o fluxo de energia nas linhas, e que servirá de base para a investigação a ser conduzida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).