Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Alega injustiças do Governo

Delegado Da Cunha nega enriquecimento ilícito e diz que até IPVA está atrasado

Folhapress
12 ago 2021 às 15:29
- Reprodução/ Instagram
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O delegado Carlos Alberto da Cunha, 43, da Polícia Civil de São Paulo, fez uma live nesta quarta-feira (11), em seu canal no YouTube, em resposta à reportagem da Folha de S.Paulo. No vídeo, que durou cerca de duas horas e 20 minutos e que chegou a mais de 15 mil pessoas acompanhando em tempo real, o delegado afirmou que sofreu injustiças do Governo de São Paulo e que não houve enriquecimento ilícito.


Da Cunha disse que não tem propriedade e que mora de aluguel. Ele afirmou também que o IPVA de seu carro está atrasado, assim como a mensalidade de um de seus filhos. "Ele tem bolsa, mas preciso pagar", disse.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Ministério Público de São Paulo instaurou inquérito civil para apurar se o delegado ganhou dinheiro com vídeos de operações oficiais da Polícia Civil postados por ele nas redes sociais, o que seria irregular.

Leia mais:

Imagem de destaque
12P/Pons-Brooks

'Cometa do Diabo' poderá ser visto no Brasil neste domingo; veja dicas para observar

Imagem de destaque
Nova Friburgo

Professora grampeia bilhete em uniforme de criança de 5 anos no Rio

Imagem de destaque
A partir de 2025

Rodovias federais vão ter pontos de descanso para motoristas

Imagem de destaque
Acusado de exagerar no currículo

Joel Jota desiste de ser padrinho do Time Brasil nos Jogos de Paris-2024


De acordo com a Promotoria, caso confirmada, a monetização desse tipo de conteúdo pode configurar enriquecimento ilícito, porque os policiais não podem, em tese, usar cargos públicos nem empregar bens e materiais da Polícia Civil para benefício próprio, conforme prevê a lei de improbidade administrativa.

Publicidade


Da Cunha, em resposta, citou programas policiais transmitidos na televisão que usam gravações de operações policiais. "A Band filma a polícia o dia inteiro, põe no Datena, coloca comercial e ganha dinheiro com isso. A Rede TV! também filma e põe na TV. É óbvio que é lícito filmar operação policial."


Durante a live, o delegado fez anúncios de patrocinadores, como uma empresa de empréstimo consignado e outra de segurança digital.

Publicidade


O agente de segurança ganhou projeção nas redes sociais com a divulgação de vídeos de operações policiais das quais participava na zona leste de São Paulo. Ele negou publicamente que tenha tido ganho financeiro com postagens no YouTube, a não ser nos últimos meses, quando criou uma fundação.


De acordo com ele, o objetivo de monetizar o canal, há três meses, foi pagar seu advogado. As sete apurações em curso levaram a corregedoria a solicitar o afastamento do delegado.

Publicidade


O pedido foi aceito pela cúpula da Polícia Civil de São Paulo que, no final do mês passado, determinou o afastamento do policial, que teve de entregar as armas e o distintivo.


Agora, Da Cunha pediu o afastamento temporário da instituição. A licença de dois anos sem vencimentos foi autorizada pela polícia, conforme publicação do Diário Oficial desta terça-feira (10). O afastamento não provoca a suspensão dos procedimentos internos abertos pela instituição.


No vídeo, o delegado disse ter ligado para o governador João Doria (PSDB), para o delegado-geral da Polícia Civil Ruy Ferraz Fontes e para o repórter da Folha Rogério Pagnan, mas nenhum dos três o atendeu.

Ele afirmou também que não descarta a ideia de se candidatar a um cargo político. "Eu precisei entrar a pé no Palácio dos Bandeirantes, e tive muita vontade de voltar lá como governador de São Paulo."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade