14/05/21
PUBLICIDADE
Tem dúvidas?

Detran lança e-book explicando as principais alterações no Código de Trânsito

José Fernando Ogura/AEN
José Fernando Ogura/AEN


O Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná) lançou um e-book explicando as principais alterações do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). A lei 14.071/2020 começa a valer nesta segunda-feira (12). Confira o documento completo aqui.


Dentre as diversas mudanças, estão a ampliação da validade do exame de renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), aumento do limite de pontos para suspensão do direito de dirigir e a criação do registro de bons condutores.

Os exames de aptidão física e mental para renovação da CNH não serão mais realizados a cada cinco anos. Agora, a validade será de dez anos para motoristas com idade inferior a 50 anos; cinco anos para motoristas com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70; e três anos para motoristas com idade igual ou superior a 70 anos.

Há mudanças na quantidade de pontos que podem levar à suspensão. Atualmente, o motorista que atinge 20 pontos durante o período de 12 meses pode ter a carteira suspensa. Agora, a suspensão ocorrerá de forma escalonada. O condutor terá a habilitação suspensa com 20 pontos (se tiver duas ou mais infrações gravíssimas na carteira); 30 pontos (uma infração gravíssima na pontuação); e 40 pontos (nenhuma infração gravíssima na pontuação).

O nova lei também exige o recall das concessionárias para o licenciamento anual do veículo a partir do segundo ano após o chamamento. As mudanças aprovadas pelo Congresso ainda retiram a imposição de aulas noturnas e mantêm a obrigatoriedade de exames toxicológicos para motoristas das categorias C, D e E a cada dois anos e meio.

As novas medidas também impactam a vida dos ciclistas e da vida urbana. Entre as alterações, estão o aumento da gravidade infracional para quem não reduz ao passar ciclista e a criação de multa para quem estaci em ciclovia ou ciclofaixa. Para os pedestres, é necessário prestar atenção na mudança da luz baixa. Não será mais exigidda a luz baixa de dia quando o veículo já dispuser da luz DRL, quando em pista duplicada ou dentro do perímetro urbano.
Redação Bonde com AEN
PUBLICIDADE
Continue lendo
Pandemia

Governo estende atuais medidas restritivas até segunda-feira (17)

14 MAI 2021 às 17h26
Maio amarelo

Polícia Rodoviária apreende 30 motos em Rolândia

14 MAI 2021 às 17h16
Oportunidades

Agência do Trabalhador de Apucarana tem 273 vagas de emprego disponíveis

14 MAI 2021 às 17h04
Ultrapassa teto salarial

Deputada apresenta projeto para derrubar canetada que eleva salário de Bolsonaro

14 MAI 2021 às 16h58
Confira o abre e fecha

Shoppings podem abrir com metade da capacidade neste fim de semana em Maringá

14 MAI 2021 às 16h23
Medo de uma possível derrota

Atrás de Lula no Datafolha, Bolsonaro diz que petista só ganha eleição na fraude em 2022

14 MAI 2021 às 15h46
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados