Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Crise energética?

'Deus é brasileiro' e deve mandar alguma chuva, diz ministro de Minas e Energia

Agência Estado
20 jan 2015 às 22:06

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!

Apesar de repetir várias vezes que o sistema elétrico brasileiro é "robusto", o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, admitiu na noite desta terça-feira (20) que o modelo energético nacional precisa de ajustes e disse ainda contar com a ajuda de Deus para a normalização da geração de eletricidade no País.

"Deus é brasileiro e temos que contar que ele vai trazer um pouco de umidade e chuva", disse Braga, repetindo o ex-ministro Edison Lobão, que, no ano passado, disse que o País não passaria por um racionamento de energia "com a graça de Deus".

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


Braga reiterou que há energia suficiente para atender momentos de extremos climáticos. "Estamos vivendo o segundo biênio de extremos climáticos de alto rigor no ritmo hidrológico", disse. "As chuvas em janeiro foram extremamente raras, principalmente onde precisava chover. Acompanhamos o ritmo climático diariamente para termos calibragem no planejamento. Não há previsão de racionamento", enfatizou.


O ministro também culpou os atrasos em obras de geração e transmissão - sobretudo nos processos de licenciamento ambiental - e destacou que o MME, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Eletrobras estão debruçados sobre os cronogramas desses empreendimentos.


Braga citou especialmente as grandes usinas em construção na Região Norte do País. "Se Belo Monte, Jirau e Santo Antônio já estivessem funcionando dentro do cronograma nada disso estaria acontecendo", alfinetou.


Braga comparou a atual situação de crise do sistema elétrico brasileiro com a vivida em 2001, quando houve o racionamento, para dizer que hoje as capacidades de transmissão e geração de eletricidade são bem maiores.

Cadastre-se em nossa newsletter

Ainda assim, ele reconheceu que o País precisa ainda avançar em fontes alternativas, na eficiência energética e na modernização das redes de baixa tensão.


Últimas notícias

LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas