Brasil

Eclipse solar acontece a partir do meio-dia desta segunda-feira

14 dez 2020 às 09:27

A semana já começa com um fenômeno astronômico peculiar. Nesta segunda-feira (14), durante o horário do almoço, ocorrerá um eclipse solar, momento no qual a Lua se coloca entre o Sol e a Terra.


Ele será total apenas na Argentina e no Chile. No Brasil, o eclipse será visto de forma parcial, ficando mais visível no sul do país.


Leia no Bonde: Dezembro terá fenômeno astronômico que não acontece desde a Idade Média


Especificamente em Londrina, o eclipse começará às 12h31 e atingirá seu máximo às 13h52, quando, segundo o Gedal (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina), o Sol deve ficar 30% encoberto pela Lua.


Em Curitiba, o eclipse atingirá 38%. Em Porto Alegre, cerca de 54% do Sol ficará encoberto pela Lua. São Paulo terá 31%. Já em Brasília (DF), a Lua dará apenas um pequeno "beijo” no Sol, obscurecendo cerca de 8% do disco solar.


Como observar o eclipse?


Olhar o Sol de forma direta pode ser perigoso para a visão. Por isso, algumas práticas comuns, como usar chapas de raio-x, negativos de fotos ou vidro escurecido são muito arriscadas e podem causar danos irreversíveis.


O procedimento correto é fazer a observação utilizando filtros específicos para olhar o sol de modo direto. Como eles são difíceis de serem encontrados, uma alternativa viável é utilizar filtros de soldados nº 14, facilmente encontrados em lojas de ferragens e têm preços acessíveis, custando entre R$2,00 e R$8,00 a unidade.


Mesmo com esses filtros, é necessário observar apenas durante alguns segundos e depois descansar a visão por dois minutos ou mais, antes de voltar a observar o eclipse.


Há ainda uma opção simples: pegando uma caixa de papelão, faça um pequeno furo numa das laterais. Ao apontar esse furo para o Sol, durante o eclipse, será possível ver projetada, dentro da caixa, a imagem do Sol eclipsado.


Atividades do Gedal

Comumente, o Gedal faz atividades de observação dos fenômenos astronômicos na região. Todavia, em virtude das medidas sanitárias de prevenção ao contágio pela Covid-19, não haverá encontro para a observação desse eclipse.


Continue lendo