Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Italac, Líder e MuMu

Empresas notificadas vão fazer recall de leites

Redação Bonde com Ministério da Justiça
31 mai 2013 às 17:35

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, informa que três indústrias de laticínios protocolaram campanhas de chamamento para recolhimento de leites: a Goiasminas Indústria de Laticínios LTDA, protocolou o recall do Leite Italac Integral e Desnatado; a Vonpar Alimentos S/A recolherá o Leite UHT Integral MuMu; e a Líder Alimentos do Brasil S/A fará recall do Leite UHT Desnatado Líder.

As empresas foram notificadas pelo Ministério da Justiça, no dia 8 de maio, para prestarem esclarecimentos sobre o envolvimento na operação "Leite Compen$ado", que apontou adição de uma substância semelhante à uréia e que possui formoldeído em sua composição. Conforme orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a substância pode oferecer risco à saúde e, portanto, seu consumo deve ser evitado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As empresas tiveram o prazo de 10 dias, a partir do recebimento da notificação, para apresentar a documentação técnica e laboratorial pertinente ou, de forma imediata, o recall dos produtos envolvidos, nos termos do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Leia mais:

Imagem de destaque
Está sob cuidados

Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta

Imagem de destaque
Debate político

Balneário Camboriú veste Papai Noel de verde e amarelo e gera polêmica

Imagem de destaque
Milícias também serão investigadas

Câmara aprova cadastro nacional para monitorar facções criminosas

Imagem de destaque
Crime organizado

Três de cada dez cidades da Amazônia Legal têm presença de facções


O CDC determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Publicidade


Italac - De acordo com a empresa Goiasminas, a campanha abrange 774.000 (setecentos e setenta e quatro mil) unidades do produto Italac Integral e Desnatado, com numeração de lote compreendida entre os intervalos L 05 KM3 e L 23 KM1, fabricados entre 30 de outubro de 2012 e 09 de novembro de 2012 e válidos até 08 de abril de 2013. Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a empresa informou que houve adulteração nos leites, "cometida pelos transportadores no Rio Grande do Sul, por adição de água e ureia (composta por pequena quantidade de formaldeído) no leite cru antes de ser industrializado".


MuMu - A empresa Vonpar Alimentos informa que a campanha abrange 147.332 (cento e quarenta e sete mil, trezentos e trinta e duas) unidades do produto, com numeração de lote 3ARC, 1AJL e 1CPF, fabricadas nos dias 18 de janeiro; 19 e 20 de fevereiro de 2013, respectivamente. Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a empresa informou que houve a adição de ureia nos leites.


Líder - A campanha da Líder Alimentos do Brasil abrange o lote TAP1MB, fabricado em 17 de dezembro de 2012. Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a empresa informou que houve a adição de ureia nos leites.

Detalhes sobre a Campanha de Chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça – www.mj.gov.br . Mais informações podem ser obtidas junto às empresas, por meio das centrais de atendimento:
Italac - telefone 0800 629 988, ou pelo e-mail [email protected].
Líder - telefone 0800 724 4100, ou pelo e-mail [email protected].
MuMu - telefone 0800 517 542, ou pelo site www.vonparalimentos.com.br


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo